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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.contributor.author | Dantas, Dina Mara Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-10T11:47:07Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10T11:47:07Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Dina Mara Pinheiro. SEM²: uma proposta metodológica para o uso dos softwares na educação. 2007. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3124 | - |
dc.description.abstract | L’investigation a objectivé l’élaboration et la systématisation d’un produit: les logicielles éducatives SEM², un site d’accès gratuit, qui possède des propositions méthodologiques de travaille aux professeurs qui souhaitent utiliser les logicielles éducatives dans leur métier pédagogique. La présente dissertation s’est basée dans une recherche qualitative, de nature appliquée, une fois qui développe un produit qui correspond directement à la demande des écoles ainsi que les professionnels et intéressés dans le métier. Les réflexions se sont structurées a partir des descriptions des activités réalisées pendant l’élaboration du SEM², en mettant en évidence quelques considérations les plus importantes par rapport à l’utilisation des logicielles éducatives par les professeurs, et des méthodologies pour développer un travaille plus didactique avec l’utilisation des ceux là. Comme résultat, nous avons pu analyser qu’un travaille avec ces médias digitales, exige une analyse bien approfondi des conceptions d’apprentissage, ainsi que l’élaboration d’un planning qui soie d’accord avec ses réelles besoins, soient eux en ambiance virtuel ou en présence d’enseignement. Nous considérons aussi quelques suggestions méthodologiques dans les Sections Didactiques, comme des possibles moyens à être, effectivement, utilisés dans l’usage pédagogique des logicielles éducatives par les professionnels de l’éducation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.subject | Software Educativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Multimeios | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e Didática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Software Educativo Multimeios | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Multimídia Interativos | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.title | SEM²: uma proposta metodológica para o uso dos softwares na educação. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A investigação objetivou a elaboração e a sistematização do produto: Software Educativo Multimeios – SEM², um sítio de acesso gratuito, contendo propostas metodológicas de trabalho ao professor que deseje utilizar os softwares educativos em sua prática docente. Desta forma, a presente dissertação fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, por desenvolver um produto que atende diretamente a demanda das escolas como também dos profissionais e interessados na área. As reflexões desdobraram-se em algumas descrições das atividades realizadas no decorrer da estruturação do SEM², apontando aspectos que consideramos importantes na política de uso dos softwares educativos por parte dos professores e, inclusive, apontamos algumas metodologias para o desenvolvimento de um trabalho didático que envolve a questão do uso dos softwares educativos, tais como: caracterização, classificação e avaliação. Como resultado, podemos evidenciar que o trabalho com essas mídias digitais exige uma análise detalhada das concepções de aprendizagem presentes nos objetos, bem como a elaboração de um planejamento em consonância com suas reais necessidades, sejam elas em ambientes virtuais ou presenciais de ensino. Apontamos ainda algumas sugestões metodológicas, por meio das Sessões Didáticas, como possíveis caminhos a serem trilhados não somente na melhoria do acesso, mas no uso efetivo e pedagógico dos softwares educativos pelos profissionais da educação. | pt_BR |
dc.title.en | SEM²: une proposition methodologique concernant l´utilisation de sotware en éducation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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