Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31221
Type: TCC
Title: Impacto financeiro no lucro das empresas em função da desoneração da folha de pagamento: estudo multicaso em empresas de call center
Authors: Farias Neto, Deraldo Marques de
Advisor: Soares, Marilene Feitosa
Keywords: Folhas de pagamento - Fortaleza (CE);Previdência Social - Brasil
Issue Date: 2014
Citation: FARIAS NETO, Deraldo Marques de. Impacto financeiro no lucro das empresas em função da desoneração da folha de pagamento: estudo multicaso em empresas de call center. 2014. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Governo Federal buscando aumentar a competitividade das empresas nacionais no mercado mundial elaborou, em agosto de 2011, uma nova política denominada de Plano Brasil Maior. Na tentativa de atenuar os custos dos empresários e alcançar os objetivos propostos no plano, foi aprovada a Medida Provisória nº 540/2011, que foi posteriormente convertida na Lei nº 12.546/2011. Por meio dessa nova legislação, empresas de alguns setores da economia foram beneficiadas com a desoneração da folha de pagamento que substitui a alíquota patronal previdenciária de 20% sobre a folha de salários dos empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais por alíquotas de 1% ou 2% sobre a receita bruta auferida, excluídas desta as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar o impacto financeiro que a aplicação da Lei nº 12.546/11, e suas alterações, causou no lucro das empresas de call center no período de 2011 a 2013. Quanto à metodologia aplicada ao trabalho, esta pesquisa teve abordagem qualitativa, descritiva, exploratório, bibliográfico e documental. Também foi realizado um estudo multicaso em duas empresas localizadas no município de Fortaleza, onde foi observado um impacto financeiro positivo, sendo em média de 40% na empresa “a” e na empresa “b” a economia tributária foi superior a 60% em decorrência da desoneração da folha de pagamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31221
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_dmfariasneto.pdf132,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.