Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorSchrader, Erwwin-
dc.date.accessioned2012-07-10T11:28:00Z-
dc.date.available2012-07-10T11:28:00Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSCHRADER, Erwin. Expressão musical e musicalização através de práticas percussivas coletivas na Universidade Federal do Ceará. 2011.397f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3117-
dc.description.abstractThe present study aims at narrating the development trajectory of collective percussion music practices understood as an artistic movement and as musical education at the Federal University of Ceará (UFC), seeking knowledge, musical expressions as well as teaching and learning strategies of groups and individuals involved with percussion music. It also seeks to understand the process of building these practices in an academic environment in order to identify how they occur in the training of music teachers in an undergraduate course. The concepts of experiência significativa by Jorge Larrosa (2001) and autobiografia/biografia by Mikhail Bakhtin (2010) provided support to the construction of the thesis. In the course of the study some biographies of actor-subjects from the percussion music field were prepared and inserted in the text. At the same time, some devices of the action research supported the investigation which begins with a survey on the inclusion of percussion music practices in Brazilian universities followed by a study on the development of percussion music in artistic activities of popular culture at the Federal University of Ceará (UFC) academic setting, describing the trajectories of some traditional groups like: grupo Tradições Cearenses and grupo Brincantes Cordão do Caroá. The research paper also discusses about the constitution of the Center for Percussion Music of UFC (Núcleo de Música Percussiva da UFC) on Mestre Descartes Gadelha’s musical-rhythmic activities, highlighting some aspects of his education, artistic production and his contact with UFC. This work also presents theoretical and practical activities of the following subjects: Percussion Workshop I and Drum Workshop II, seeking to highlight their contribution to the training of music teachers. The knowledge and information about a collective percussion music culture are important dimensions of this study which are transformed into concrete ideas for a percussion-based experience in school and academic spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPercussão Coletivapt_BR
dc.subjectFormação Musicalpt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectCollective Percussionpt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectPopular Culture.pt_BR
dc.subjectMúsica percussivapt_BR
dc.subjectMúsica nas universidades e faculdades - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de música - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleExpressão musical e musicalização através de práticas percussivas coletivas na Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como propósito narrar a trajetória de desenvolvimento de práticas musicais percussivas coletivas entendidas como movimento artístico e de educação musical na Universidade Federal do Ceará, buscando saberes, expressões musicais e estratégias de ensino e aprendizagem de grupos e sujeitos envolvidos com a música percussiva. Busca-se também compreender os processos de construção dessas práticas em um ambiente acadêmico para identificar como elas acontecem na formação de professores de música em um curso de licenciatura. Os conceitos de experiência significativa de Jorge Larrosa (2001) e autobiografia/biografia de Mikhail Bakhtin (2010) deram suporte à construção da tese. No desenrolar do trabalho foram elaboradas biografias de sujeitos-atores do campo da música percussiva e inseridas no texto, ao mesmo tempo em que dispositivos da Pesquisa-Ação auxiliaram na investigação que se inicia com um levantamento sobre a inserção das práticas musicais percussivas nas universidades brasileiras, seguido por um estudo sobre o desenvolvimento da música percussiva em atividades artísticas da cultura popular no cenário acadêmico da UFC, relatando as trajetórias do grupo de Tradições Cearenses e do grupo Brincantes Cordão do Caroá. O trabalho de pesquisa discorre ainda sobre a constituição do Núcleo de Música Percussiva da UFC e sobre as atividades rítmico-musicais do Mestre Descartes Gadelha ressaltando aspectos de sua formação, produção artística e do seu contato com a UFC. Neste trabalho também apresentamos atividades teóricas e práticas das disciplinas Oficina de Percussão I e Oficina de Percussão II, buscando evidenciar a contribuição destas para a formação de professores de música. Os saberes e informações sobre uma cultura musical percussiva coletiva são dimensões importantes desse estudo que se transformam em idéias concretas para uma experiência com percussão em espaços escolares e acadêmicos.pt_BR
dc.title.enMusic expression and music education through percussion collective practices at the Federal University of Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Tes_ESchrader.pdf24,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.