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Tipo: Dissertação
Título: A relação entre a política de mobilidade urbana e o comércio varejista de bicicletas em Fortaleza no período de 2013 a 2016
Autor(es): Castro, Maria Amélia Bezerra Freire
Orientador: Ferreira, Roberto Tatiwa
Coorientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: Políticas públicas;Mobilidade urbana;Comércio varejista de bicicletas;Fortaleza
Data do documento: 2017
Citação: CASTRO, Maria Amélia Bezerra Freire. A relação entre a política de mobilidade urbana e o comércio varejista de bicicletas em Fortaleza no período de 2013 a 2016. 2017. 43f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a relação entre o mercado de vendas de bicicletas, abertura de firmas, arrecadação de ICMS e acidentes de trânsito envolvendo ciclista em resposta à implantação da política pública de mobilidade urbana a partir do sistema de transporte cicloviário, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Foram realizadas análises a partir do ano de 2003 até 2017, sendo que o estudo de acidentes envolvendo ciclistas foi realizado a partir de 1996. Para isto, utilizam-se informações da SEFAZ (arrecadação de ICMS, quantidade e abertura de empresas), PMF (ciclofaixas, ciclorrotas, projeto Bicicletar) e DATASUS (acidentes de trânsitos com ciclistas). A partir de análises estatísticas descritivas, observa-se uma correlação positiva entre o aumento da implementação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e o projeto bicicletar e o aquecimento da economia no setor produtivo de bicicletas.
Abstract: The present work aims to study the relationship between the market of sales of bicycles, opening of firms, storeroom of ICMS and traffic accidents involving cyclist in response to the implementation of public policy for urban mobility from the transport system cycle, conducted by the municipality of Fortaleza. Analyses were carried out from the year 2003 until 2017, and the study of accidents involving cyclists was carried out from 1996. For this, we use information of SEFAZ (collection of GST, quantity and opening companies), PMF (lanes, ciclorrotas, Really) and DATASUS (transit accidents with cyclists). From descriptive statistics analysis, there is a positive correlation between the increased implementation of bicycle paths, lanes and ciclorrotas and really design and heating of the economy in the productive sector.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31156
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