Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31106
Tipo: TCC
Título : Seleção adversa em planos odontológicos: um estudo de caso na Odontosystem
Autor : Vieira, Larissa Rocha Fonteles
Tutor: Macedo, Alana Katielli Azevedo de
Palabras clave : Seleção adversa;Planos odontológicos;Teste Mann-Whitney-Wilcoxon
Fecha de publicación : 2015
Citación : VIEIRA, Larissa Rocha Fonteles. Seleção adversa em planos odontológicos: um estudo de caso na Odontosystem. 2015. 41 f. TCC (graduação em Ciências Atuárias ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo principal deste trabalho foi buscar evidência de seleção adversa em planos odontológicos individuais e coletivos, especificadamente na empresa Odontosystem. Foram expostas as principais características da seleção adversa, um tipo de assimetria de informação que está presente em diversos setores do mercado. Em seguida, viu-se que o mercado de planos odontológicos cresceu nos últimos anos, que a função desses planos não é apenas para tratar um problema dentário, mas também é uma forma de se proteger financeiramente, por isso a incerteza do aparecimento de uma doença interfere na demanda dos planos. Depois diferenciou-se a oferta e a demanda em serviços e planos odontológicos, onde fez-se um breve comentário sobre as leis e os decretos que envolvem esse assunto, identificando certas peculiaridades desse mercado. A metodologia utilizada foi através de técnicas estatísticas, tendo a análise dos clientes dos planos individuais e coletivos sendo feita, mais precisamente, pelo teste de MannWhitney-Wilcoxon. Chegou-se à conclusão de que os clientes dos planos coletivos demoram mais tempo para utilizar o plano pela primeira vez.
Abstract: The main objective of this study was indicative of adverse selection in individual and group dental plans, specifically in Odontosystem company. The main features of adverse selection, a type of information asymmetry which is present in several market sectors were exposed. Then we saw that the market for dental plans has grown in recent years, the function of these plans is not only to treat a dental problem, but it is also a way to protect themselves financially, so the uncertainty of the onset of a disease interferes with demand plans. After we differentiate supply and demand in services and dental plans, which We made a brief comment on the laws and decrees involving this matter, identifying certain peculiarities of this market. The methodology used was through statistical techniques, where the analysis of customers' individual and collective plans was made, more precisely, by the Mann-Whitney-Wilcoxon test. We came to the conclusion that customer group plans take longer to use the plan for the first time.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31106
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_lrfvieira.pdf938,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.