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dc.contributor.advisorCosta, Sylvio de Sousa Gadelha-
dc.contributor.authorCosta, Erica Atem Gonçalves de Araújo-
dc.date.accessioned2012-07-09T16:46:13Z-
dc.date.available2012-07-09T16:46:13Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCOSTA, Erica Atem Gonçalves Araújo. Elementos para uma genealogia da subjetividade infantil contemporânea, a partir da análise dos discursos crítico-científicos sobre a infância. 2006. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3108-
dc.description.abstractEsta pesquisa discute a naturalização da idéia da “criança com voz” pelos discursos crítico-científicos contemporâneos. Essa concepção foi constituída nesses discursos com o objetivo de estabelecer uma crítica à idéia de infância moderna, ligada, dentre outras coisas, às noções de imaturidade e dependência em relação ao adulto. A figura de subjetividade “criança com voz” é utilizada para justificar um conjunto de práticas variadas - jurídicas (“criança-testemunha”), políticas (“criança cidadã”), midiáticas (“criança protagonista”), educativas (“criança competente”) - que têm como alvo um tipo de investimento sobre o corpo infantil para o qual é determinante a constituição da criança como sujeito de opinião e representação. A análise deste campo discursivo - do qual fazem parte a Sociologia da infância, a Antropologia da infância, a Pedagogia da infância, a Psicologia social - a partir da arqueogenealogia de M. Foucault, levou à identificação dos tipos de enunciado presentes nesta rede, assim como do tipo de discursividade em jogo. Viu-se que o funcionamento desses discursos depende de alguns pressupostos, os quais se denominam, nesta pesquisa, dispositivos da discursividade crítica. São eles: a evolução das concepções de infância e criança, a constituição do adulto como um interditor, a redescoberta da infância, a fala como uma possibilidade natural e a idealização da “infância que fala”. Concluiu-se que tais pressupostos concorrem para a produção da “infância que fala” como uma evidência, à qual os saberes devem se dedicar a conhecer. Por último, elaborou-se um conjunto de linhas de investigação que poderiam servir de base à constituição de uma genealogia dessa figura de subjetividade característica do presente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectGenealogypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleElementos para uma genealogia da subjetividade infantil contemporânea, a partir da análise dos discursos crítico-científicos sobre a infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrThis research discusses the naturalization of the idea of a “child with a say” in contemporary critical-scientific discourses. This conception was constituted in these discourses so as to criticize the idea of modern childhood, related, among other things, to notions of immaturity and dependence on adults. The figure of subjectivity “child with a say” is used to justify an ensemble of varied practices – juridical (“child-witness”), political (“citizen child"), mediatic (“protagonist child”), educational (“competent child”) – which aims at investing on the child figure for which the constitution of a child as a subject of opinion and representation is determinant. The analysis of this discursive field – which comprises Sociology of Childhood, Anthropology of Childhood, Pedagogy of Childhood and Social Psychology – based on M. Foucault’s archaeo-genealogy, identified the kinds of statements present in this network, as well as the kind of discourse used. It was noticed that the functioning of these discourses depends on some presuppositions, which, in this research, are denominated mechanisms of critical discursivity. They are: the development of the concept representations of childhood and child, the constitution of the adult as an interdictor, the rediscovery of childhood, speech as a natural possibility and the idealization of the “childhood with a speech”. It was concluded that such presuppositions cooperate to produce the “childhood with a speech” as evidence, to which knowledge must devote itself and experience. Finally, an assemblage of investigation lines were elaborated and served as a base for the constitution of a genealogy of this subjectivity figure, typical of present times.pt_BR
dc.title.enElement for a genealogy of contemporary child subjectivity based on critical-scientific discourses about childhoodpt_BR
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