Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorLima, Joice Garcia-
dc.date.accessioned2012-07-09T15:05:12Z-
dc.date.available2012-07-09T15:05:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, Joice Garcia. Avaliação educacional na educação corporativa: as práticas de avaliação da aprendizagem e a contribuição dos cursos dos Programas de Educação Corporativa para a atuação profissional do educando. 2011. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3104-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Corporativapt_BR
dc.subjectAvaliação de Programas de Treinamentopt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectCorporative Educationpt_BR
dc.subjectEvaluation of training programspt_BR
dc.subjectResponsabilidade dos empregadores na educação - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamento - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação Educacional na Educação Corporativa: as práticas de avaliação da aprendizagem e a contribuição dos cursos dos Programas de Educação Corporativa para a atuação profissional do educando.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação da aprendizagem na Educação Corporativa (EC) é cada vez mais discutida nos programas de treinamento, por ser voltada ao sucesso e à eficácia organizacional das empresas;por isso, torna-se um desafio às organizações que buscam a eficiência e eficácia de seus treinamentos. Nesse sentido, parte-se de uma compreensão de avaliação da aprendizagem como caráter formativo e que tenha como proposta principal ser um instrumento de aprimoramento das práticas e de auxílio para alcance dos objetivos educacionais. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral identificar como a avaliação da aprendizagem é realizada nos cursos dos programas de Educação Corporativa e a contribuição desses cursos para a atuação profissional, a partir da visão dos educandos. Procurando identificar especificamente: a) a contribuição dos cursos dos programas de EC para a melhoria da atuação profissional; b) Identificar como a avaliação da aprendizagem é realizada nos cursos dos programas de EC; c) avaliação dos modelos de aprendizagem utilizados nos cursos dos programas de EC; d) Analisar a coerência entre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e a avaliação utilizada. A metodologia aplicada para o estudo foi de natureza qualitativo e quantitativo, com o estudo exploratório sobre as práticas avaliativas nos programas de EC. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, em que se utilizou como recurso para a análise dos resultados o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versão 15.0 para “windows” e a análise de conteúdo das respostas emitidas. A amostra foi composta por 210 treinandos, de quatro organizações em Fortaleza que desenvolvem cursos em seus programas de EC, são elas: Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC), Sindicato da Construção Civil do Ceará (SINDUSCON), Universidade Unimed Fortaleza e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).Os resultados indicam que os treinandos avaliam positivamente a realização dos treinamentos e observa-se que são utilizadas estratégias diferenciadas na avaliação da aprendizagem, mas as referências na construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) ainda estão em construção por algumas organizações. Assim, percebe-se que na avaliação da aprendizagem procuram valorizar a participação e reflexão dos treinandos.pt_BR
dc.title.enEducational Assessment in Corporate Education: the practice of evaluation of learning and the contribution of the courses of Corporate Education programs for the professional practice of the studentpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_JGLima.pdf679,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.