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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorLima, Jeimes Mazza Correia-
dc.date.accessioned2012-07-09T14:37:05Z-
dc.date.available2012-07-09T14:37:05Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLIMA, Jeimes Mazza Correia. A reforma Lei 5692/71: seus reflexos na educação cearense. 2006. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3100-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEnsino - Legislação - Brasil - 1971pt_BR
dc.subjectReforma do ensino - Brasil - 1971pt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Ceará - 1971pt_BR
dc.subjectEnsino de segundo grau - Ceará - 1971pt_BR
dc.subjectEducação e estado - Brasil - 1971pt_BR
dc.subjectEducação e estado - Ceará - 1971pt_BR
dc.titleA Reforma Lei 5692/71: Seus Reflexos na Educação Cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa teve como objetivo central compreender historicamente a elaboração da Reforma Educacional de 1971 através da Lei 5692/71, além de contextualizá-la a partir de sua implementação dentro do Estado do Ceará. Para tal finalidade foi feita uma pesquisa que envolveu personalidades cearenses envolvidas diretamente com o tema ligados aos setores públicos, além de entidades classistas ligadas ao segmento empresarial, em função da ênfase profissionalizante e voltada para o mercado de trabalho, aludidas à reforma. O trabalho têm um sentido interpretativo a partir de fontes jornalísticas, documentos oficiais além de um leque de autores que abordam este tema. Percebi que a reforma de 1971 chega ao Ceará com poucas possibilidades de ser efetivada em função das condições precárias vivenciadas pela estrutura educacional cearense, além da reduzida participação efetiva dos segmentos empresariais nas discussões de tais medidas, já que seriam os maiores beneficiários dessa nova realidade. Além disso o contexto histórico que fez parte de sua elaboração, a forma como os principais interlocutores do governo tratavam o tema educação, foram analisados e interpretados apontando um forte envolvimento ideológico que caracterizava os anos de 1970, refletidos nas questões educacionais abordadas a partir da lei em questão, período, por sinal, onde a repressão aos movimentos de contestação a ditadura militar são mais intensos.pt_BR
dc.title.enThe Reformation Law 5692/71: Its consequences in the pertaining to the state of Ceará Educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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