Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30894
Tipo: | TCC |
Título : | Variabilidade especial e sazonalidade da circulação barotrópica da plataforma continental do Ceará |
Autor : | Bittencourt, Liana Pacheco |
Tutor: | Teixeira, Carlos Eduardo Peres |
Palabras clave : | Plataforma continental - Ceará;Estuários |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Instituto de Ciências do Mar |
Citación : | BITTENCOURT, L. P. Variabilidade especial e sazonalidade da circulação barotrópica da plataforma continental do Ceará. 69 f. Monografia (Graduação em Oceanografia) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo das marés e dos ventos é necessário para conhecer melhor os ambientes costeiros e vem sendo aprimorado nos últimos anos através da modelagem hidrodinâmica. O principal objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade espacial e sazonal da circulação barotrópica na plataforma continental do Ceará (PCCE). Pela primeira vez, a conectividade e os processos de dispersão de materiais provenientes dos sete principais estuários da região (Acaraú, Curú, Ceará, Cocó, Pacoti, Pirangi e Jaguaribe) são estudados através de traçadores passivos. O trabalho foi realizado através do uso do modelo ROMS. Foi confeccionada uma grade de alta resolução, que compreende o domínio entre 35,7º e 42º de longitude oeste e 1º e 5º de latitude sul. Foram realizados três experimentos, simulados durante 1 ano: o PCCE-1, forçado pelos dados de maré do modelo global TPXO 7.2, o PCCE-2, forçado pelos dados da média histórica mensal de ventos do satélite QuikScat e o PCCE-3, forçado com as duas forçantes. Para cada experimento, foi realizado o estudo da interconexão através da liberação de flutuadores na entrada de cada estuário da região. O modelo foi validado através de dados de nível do mar coletados nas estações do IBGE e do IHO (Porto do Mucuripe, Acaraú, Camocim e Timonha). Os valores de elevação variaram entre -1,7 e 1,6 m na sizígia e entre -0,8 e 0,7 m na quadratura. Os maiores foram encontrados na plataforma continental e a oeste do domínio. As correntes de maré variaram entre 0,005 e 0,78 m/s e apresentaram fluxo perpendicular à costa, apresentando movimentos cíclicos durante a vazante-enchente. As maiores intensidades estão a oeste do domínio e próximo à quebra da plataforma. As correntes residuais de maré variaram entre 0,0005 e 0,006 m/s e não apresentaram sentido predominante, sendo maiores a oeste e próximo à quebra da plataforma. As elevações devido ao vento variaram entre 0,0001 e 0,0015 m, sendo maiores no inverno devido a maior intensidade do vento. As correntes devido ao vento variaram entre 0,002 e 0,04 m/s, sendo também maiores no inverno. Não houve diferença significativa entre as elevações e as correntes nos experimentos PCCE-2 e PCCE-3, uma vez que a elevação e as correntes residuais são muito pequenas. As correntes geradas por vento e por maré residual e vento apresentaram sentido predominante para noroeste. A maré sozinha não é importante no transporte dos flutuadores na PCCE, enquanto que os resultados para vento e maré residual e vento mostraram a eficiência do vento no transporte na área de estudo, o que mostra que este é a principal forçante na conectividade entre os estuários. A conectividade se dá principalmente na direção leste-oeste. Apesar de mais intensas, as correntes de maré são cíclicas, o que torna a interação entre o vento e as correntes residuais de maré o principal agente transportador na PCCE. |
Abstract: | The study of tides and winds, major forcing of the circulation within the continental shelf, has been improved in the last few years due to hydrodynamic modelling techniques. The objective of this study is to understand the spatial and seasonal barotropic circulation on the continental shelf of Ceará (PCCE). For the first time, the connectivity and dispersion processes of materials from the seven major estuaries in the region (Acaraú, Curú, Ceará, Cocó, Pacoti, Pirangi and Jaguaribe) is performed using passive floats. This study was done by using the ROMS model. A high-resolution grid between 35.7 ° and 42 ° W and 1 ° and 5 ° S is used in our studies. Three experiments were performed: PCCE-1, forced by tidal data from the global model TPXO 7.2; PCCE-2, forced by monthly climatology of winds data from the satellite QuikScat; and PCCE-3, with both forcings. For each experiment the model was ran for one year and the interconnection of estuaries is studied releasing floats in the entrance of each estuary. The model was validated using sea level data collected at IBGE and IHO stations (Porto do Mucuripe, Acaraú, Camocim and Timonha). The elevation values ranged from -1,7 to 1,6 m in the spring tide and between -0,8 and 0,7 m in neap tide. The largest values were found on the continental shelf and the western area. Tidal currents varied between 0,005 and 0,78 m/s and showed flow normal to the coast, presenting cyclic movements during the ebb-flood cycles. Higher intensities are in the west and near the shelf break. The residual tidal currents varied between 0,0005 and 0,006 m/s and showed no predominant direction, being higher in the west and near the shelf break. The elevation due to wind varied between 0,0001 and 0,0015 m, being higher in the winter due to increased wind speed. The wind driven currents varied between 0,002 and 0,04 m/s and are also higher during winter time. There was no significant difference between the elevations and the currents in the experiments PCCE-2 and PCCE-3, since the residual elevation and residual tidal currents are very small. The currents generated by wind and by wind and residual tide showed predominant northwesterly direction. The tide alone is not important in the transport of the floats in the PCCE when compared with the results for wind and wind and tides showing that the wind driven currents are the main forcing to the connectivity between the estuaries. The connectivity is mainly in east-west direction. Although more intense, tidal currents are cyclic, which makes the interaction between wind and residual tidal currents the main transport agent in PCCE. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30894 |
Aparece en las colecciones: | OCEANOGRAFIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_lpbittencourt.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.