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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.date.accessioned2012-07-09T13:51:43Z-
dc.date.available2012-07-09T13:51:43Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationLIMA, Ivoneide Pinheiro de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos. 2007. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho descreve, reflete e sistematiza uma metodologia para o ensino de Matemática no percurso da formação inicial do pedagogo, a partir de oficina pedagógica e do uso da plataforma TelEduc Multimeios. Expressa como objetivo principal investigar e analisar a relevância da aplicabilidade dessa metodologia na constituição de conceitos matemáticos básicos: número, sistema de numeração decimal, operações fundamentais, geometria e medidas. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativo-descritiva, de natureza pesquisa-ação, junto a 42 alunos da disciplina Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para coleta de dados na modalidade presencial, foram utilizadas observações participantes, anotações e filmagens. A distância, os recursos utilizados na plataforma TelEduc foram: o diário de bordo, portfólio e fóruns para discussão. No início da disciplina, houve uma certa rejeição quanto à proposta, no que diz respeito ao uso do TelEduc, em virtude da incipiência dos alunos no uso desse instrumento e da falta de tempo para realização das atividades propostas. Houve uma participação significativa dos estudantes nas atividades solicitadas, totalizando 1.868 acessos na plataforma. Verificamos que as discussões, orientações e sugestões vivenciadas no curso favoreceram aos estudantes uma análise crítica das atitudes de seus antigos professores que tiveram na sua vida escolar, revelando que o tratamento dado à Matemática - difícil, incompreensível, inacessível, cheio de fórmulas - foi bem diferente da abordagem enfatizada na disciplina. O estudo proporcionou também aos alunos uma reflexão sobre como lidar com a Matemática na escola, numa perspectiva de um ensino melhor e de qualidade. A dinâmica utilizada na disciplina agradou a todos, no entanto, dois alunos se manifestaram, dizendo que suas expectativas não foram atingidas, embora tenham gostado da disciplina. A disciplina foi importante para a formação inicial dos alunos, pois possibilitou uma discussão mais aprofundada dos temas, abordando pontos importantes normalmente não trabalhados no ensino formal e desconstruindo conceitos preestabelecidos. O principal resultado desse trabalho foi a reformulação da ementa e da metodologia que será utilizada no Curso de Pedagogia a partir de 2007, bem como ampliação da carga horária da disciplina que passou de 80 h/a para 160 h/a.pt_BR
dc.title.enLa mathématique dans le parcoors de la formation initial du pédagogue, à partir de l’atelier pédagogique et de l’usage de la plataforme TelEduc Multimoyenspt_BR
dc.description.abstract-frCe travail décrie et systématise une méthodologie pour I'enseignement de la mathématique dans le parcoors de la formation. initial du pédagogue, à partir de l'atelier pédagogique et de l'usage de la plataforme TelEduc Multimoyens. L'objectif principal est rechercher et analiser la rélèvance de l'applicabilité de cette méthodologie dans la constitution de concepts mathématiques basiques: numéro, système dc numération décimal, opérations fondamentales, géométrie et mesures. II a été realisée une recherche de champs, qualitatif-descriptif, de nature recherche-action, auprès de 42 élèves de la discipline L ‘enseignement de la Mathénatique darzs les séries Initiales de L ‘enseignement Fondamental, offris par le Cours de Pédagogie de 1'Université Fédéral du Ceará). Pour la collecte de données dans la modalité présenciel, ont eté utilisées observations participantes, annotations et filmages. A distance, les recours utilisés dans la plateforme TelEduc ont été: le journaI de bord, portfolio et fórums pour la discussion. Dans le parcours de la discipline, a eu un certain rejet, en concenant la proposition a respect de l'usage de TelEduc, a cause de la manque d'expériences des élêves dans ce type de cours et de l'incipence de temps pour la réalisation d'activités proposées. I1 y a eu une participation significative d'étudiants dans les activités solicitées, tota1isant 1.868 accès dans la plateforme. II a eté verifier, que les discussions, orientations et suggestions vivenciées dans 1e cours ont favorés aux étudiants une analyse critique des activités de ses anciens professeurs qu'ils on eu dans leur vie scolaire, révélant que le traitement donné a la mathëmatique (difficile, incompréhensible, inaccessible, plein de formule) a eté bien différent de l'abord emphatisé dans la discipline. L'étude a proportionné aussi aux licenciés une réflexiori sur comme traiter la mathématique a l'école, dans une perspective d'un enseignement meilleur et de qualité. La dymanique utilisée dans la discipline a plu a tous, cependant. deux élèves sont manifestés en disent que ses expectatives n'ont pas etées atendues, encore qu'ils ont aimer la discipliné. La discipline a eté importante pour la formation initial des élèves, puisque a possibilité une discussion plus approfondée des thèmes, en abordants points importants normalement non travaillés dans l'enseignement formel et modifiant concepts préétablis. Le principal résultat de ce travail a eté la modification de l'ementé qui será utilisée dans le Cours de Pédagogie à partir de 2007 et 1'amplification de la charge horaire de la discipline, qui a passé de 80 h/a pour 160 h/a.pt_BR
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