Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Angela Terezinha de | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Isabel Magda Said Pierre | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-09T13:45:48Z | - |
dc.date.available | 2012-07-09T13:45:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Carneiro, I. M. S. P.; Souza, A. T. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3086 | - |
dc.description | Carneiro, Isabel Magda Said Pierre. O trabalho pedagógico e sua especificidade: a práxis de profissionais de Pedagogia em espaços não escolares. 2007. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to understand the pedagogical work and its peculiarities by analyzing the actions developed by pedagogs out of school. In order to do that, a qualitative research was conducted in the model of a multiple case study in the non-governmental organization Comunicação e Cultura – CC and in the Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, both located in Fortaleza. The direct observation of the two pedagogs’ work, the open and semi-structured interviews, and the document analyses were the source of the collected data. Other professionals like the executive secretary of CC and the Coordinator of the Professional Qualification and Enterprising Department of IDT were also investigated. Based on the data, we could see that the pedagogical work tries to improve the learning outcome of the youth and adults, as well as provide them with higher quality in education in what is concerned with maturity and development as humans. The research shows that social, political and economical conditions reflect on the work carried at CC and IDT setting up limits to the objective possibilities of humanization and the professional autonomy of the pedagogs. The opposing characteristics of the institutions concerning their organizational and structural sets also influence the way priorities are set up. It is identified that the peculiarities of the pedagogical work hold up three aspects: the pedagogical relationship, the articulation between theory and practice, and the personal characteristics. Therefore, characterizing the pedagogical work aiming to delineate its peculiarities implies planning that involves a relation that goes from the professional formation and the human, world, society and educational concepts, to the working routines guided by the articulation between theory and practice resulting in a new praxis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educadores – Formação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Profissões – Desenvolvimento – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação – Estudo e ensino – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | O trabalho pedagógico e sua especificidade: a práxis de profissionais de Pedagogia em espaços não escolares. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | ste ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico e sua especificidade a partir das ações desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaços não escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo na organização não governamental Comunicação e Cultura – CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho – IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observação direta das práticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a análise de documentos. Também fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretária executiva do CC e o coordenador do ambiente de Qualificação Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagógico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formação no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se também que as condições sociais, políticas e econômicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites às possibilidades objetivas de humanização e à autonomia profissional das pedagogas. As características divergentes das instituições quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais também influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagógicos se define desde três eixos: relação pedagógica, articulação teoria e prática e características pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagógico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboração que se assemelha a um arco originado na formação profissional e nas concepções de homem, mundo, sociedade e educação das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulação teoria e prática, produzindo nova práxis. | pt_BR |
dc.title.en | Pedagogical work and its peculiarities:the praxis by pedagogs out of school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_IMSPCarneiro.pdf | 838,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.