Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
Tipo: TCC
Título: Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
Autor(es): Nascimento, Deborah Maria de Sousa
Orientador: Garcia, Editinete Andre da Rocha
Palavras-chave: Leitura - Fortaleza (CE);Estudantes universitários - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2015
Citação: NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
Resumo: O objetivo desse estudo é identificar a contribuição do hábito de leitura dos estudantes de ciências contábeis para a sua formação profissional como contadores. A fundamentação teórica sobre competências do contador e leitura se fundamenta na Psicologia e na área de Recursos Humanos. A proposição desta pesquisa é de que o hábito de leitura contribui positivamente para o desenvolvimento de competências do contador. Quanto à metodologia, a pesquisa é do tipo exploratória e qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica de questionário, em amostra por acessibilidade, com 180 universitários, contendo a escala de funções da leitura com as funções aprendizagem, utilidade, moralidade e estímulo, bem como um texto preparado segundo a técnica Cloze. Os resultados demonstraram maior uso das funções aprendizagem e utilidade. Os alunos denotaram dificuldades na compreensão textual. Conclui-se que há ambiente propício para o desenvolvimento das competências do contador por meio da leitura, porém as funções moralidade e estímulo precisam ser incentivadas e as dificuldades de entendimento hão de ser superadas.
Abstract: The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_dmsnascimento.pdf139,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.