Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
Type: TCC
Title: Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
Authors: Nascimento, Deborah Maria de Sousa
Advisor: Garcia, Editinete Andre da Rocha
Keywords: Leitura - Fortaleza (CE);Estudantes universitários - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2015
Citation: NASCIMENTO, Deborah Maria de Sousa. Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de ciências contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais. 2015. 17 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desse estudo é identificar a contribuição do hábito de leitura dos estudantes de ciências contábeis para a sua formação profissional como contadores. A fundamentação teórica sobre competências do contador e leitura se fundamenta na Psicologia e na área de Recursos Humanos. A proposição desta pesquisa é de que o hábito de leitura contribui positivamente para o desenvolvimento de competências do contador. Quanto à metodologia, a pesquisa é do tipo exploratória e qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica de questionário, em amostra por acessibilidade, com 180 universitários, contendo a escala de funções da leitura com as funções aprendizagem, utilidade, moralidade e estímulo, bem como um texto preparado segundo a técnica Cloze. Os resultados demonstraram maior uso das funções aprendizagem e utilidade. Os alunos denotaram dificuldades na compreensão textual. Conclui-se que há ambiente propício para o desenvolvimento das competências do contador por meio da leitura, porém as funções moralidade e estímulo precisam ser incentivadas e as dificuldades de entendimento hão de ser superadas.
Abstract: The main objective of this study is to identify the contribution of reading habits of students in accounting sciences for their vocational training as an accountant. The theoretical basis of the accountant competencies and the reading habits are based on Psychology and in the Human Resources area. The proposal of this study is that reading habits contribute positively to the development of accounting skills. In regard of the methodology, it is exploratory and qualitative kind of research. Questionnaires were applied as way of gathering information, in an accessible , with 180 university students, containing the scale of reading functions with the learning, utility, morality and stimulus and text prepared according to the Cloze technique. The results showed greater use of learning and utility functions. The students presented difficulties in reading comprehension. We conclude that there is a conducive environment for the development of accountant skills of the accountant through reading, but the morality and stimulus functions need to be encouraged and the difficulties of understanding are going to be overcome.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30852
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_dmsnascimento.pdf139,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.