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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30832
Tipo: | Dissertação |
Título: | Indução centralizada da coordenação dos cuidados pela atenção primária: estudo comparativo entre dois sistemas de saúde universais |
Título em inglês: | Centralized induction for the coordination of care for the primary care: comparative study between two universal health systems |
Autor(es): | Silva, Roberta Marinho da |
Orientador: | Andrade, Luiz Odorico Monteiro de |
Palavras-chave: | Sistemas de Saúde;Atenção Primária à Saúde;coordenação dos cuidados em saúde;ministério da saúde do Brasil |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SILVA, R.M. Indução centralizada da coordenação dos cuidados pela atenção primária: estudo comparativo entre dois sistemas de saúde universais. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2013. |
Resumo: | A coordenação dos cuidados pela atenção primária à saúde (APS) ocupa uma posição de destaque na agenda das políticas de saúde de vários países. É uma alternativa possível para o problema da segmentação em sistemas de saúde, que gera iniquidade e ineficiência, desarticulação da rede assistencial e prejuízo no acesso aos níveis de atenção mais complexos. O objetivo geral do estudo foi comparar a indução centralizada da coordenação dos cuidados pela APS em dois sistemas de saúde universais. Estudo de abordagem quanti-qualitativa, é classificado como exploratório-descritivo, valendo-se de dados documentais e orçamentários e da realização de nove entrevistas semiestruturadas com sujeitos-chave correspondentes ao National Health Service (NHS), do Reino Unido, e ao Sistema Único de Saúde (SUS), do Brasil. Foi utilizada análise de conteúdo temática, estatística descritiva e análise comparativa. A pesquisa obedeceu à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e obteve parecer favorável (número 198.092). A pesquisa identificou que o fortalecimento da APS é a base inicial para viabilizar a coordenação dos cuidados no Brasil. O Ministério da Saúde do Brasil vem desenvolvendo políticas nacionais que impactam indiretamente na coordenação dos cuidados - Política Nacional de Atenção Básica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A política de Redes de Atenção à Saúde revelou-se fator limitante ao papel coordenador da APS. As Tecnologias de Informação e Comunicação surgiram com menos ênfase no âmbito federal. O incremento estrutural no Telessaúde Brasil Redes e os Cadernos de Atenção Básica sobressaíram por sua capacidade de induzir mudanças organizacionais nos serviços. O NHS estruturou a coordenação dos cuidados pela APS a partir do contrato dos general practitioners e busca empoderá-los para gerir 60% do orçamento do sistema. A pesquisa concluiu que o modelo de Estado federativo brasileiro dificulta a coordenação dos cuidados pela APS, em comparação ao Estado unitário inglês. A municipalização e descentralização tornaram complexo o processo de coordenação dos cuidados, cabendo ao Ministério da Saúde o papel de induzir, de forma vertical, e aos municípios, operar o sistema em cada ponto de atenção de forma horizontal, situação que não ficou bem alinhada e configurou um modelo oblíquo, gerando uma contradição no desenho federativo brasileiro e dificultando a coordenação dos cuidados. |
Abstract: | The coordination of care for the primary health care (PHC) occupies a prominent position on the agenda of the health policies of various countries. It is a possible alternative to the problem of segmentation of health systems, which generates inequity and inefficiency, disarticulation of the care network and impaired access to more complex levels of care. The general objective of this study was to compare the centralized induction of coordination of care by PHC in two universal health systems. This study has a quantitative and qualitative approach and it is classified as exploratory and descriptive, by using documental and budgetary data and performing nine semistructured interviews with key subjects corresponding to National Health Service (NHS), from the United Kingdom, and the Unified Health System (SUS) in Brazil. The thematic content analysis, descriptive statistics and e comparative analysis were used. The research followed the Resolution 196/96 of the National Health Council and obtained its assent under number 198 092. The research identified that the strengthening of PHC is the initial basis to facilitate the coordination of care in Brazil. The Ministry of Health of Brazil has been developing national policies which impact indirectly on coordination of care - National Policy for Primary Care, Centers of Support for Family Health and the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care. The Politics of Health Care Networks proved to be limiting factor for coordinating role of the PHC. The Information and Communication Technologies have emerged with less emphasis on the federal level. The structural increase in Brazil´s Telehealth Networks and Protocols Notebooks of Primary Care, stood by their ability to induce changes in the organizational processes of the services. The NHS structured care coordination by PHC from the contract of general practitioners and seeks to empower them to manage 60% of the budget system. The research concluded that the brazilian federal State model complicates the coordination of care by PHC, compared to the english unitary State. The municipalization and decentralization made the process of coordination of care more complex, leaving to the Ministry of Health the role of inducing vertically and, to the municipalities, operate the system at each point of care in a horizontal manner, a situation which was not well aligned and configured an oblique model, generating a contradiction in the brazilian federal design and bringing difficulties to the coordination of care. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30832 |
Aparece nas coleções: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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