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Tipo: Tese
Título: Abordagens e limitações da Educação Ambiental no Ensino Superior: percepções a partir da disciplina de Gestão Ambiental nos cursos de Graduação em Administração na cidade de Fortaleza - Ce.
Título em inglês: Approaches and Limitations of Environmental Education in Higher Education: Insights from the Environmental Management course in undergraduate courses in Business Administration in Fortaleza-Ce
Autor(es): Coimbra, Danielle Batista
Orientador: Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Educação Ambiental;Ensino Superior;Meio Ambiente;Educação ambiental - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE);Administração - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE);Gestão ambiental - Fortaleza(CE);Meio ambiente - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: COIMBRA, Danielle Batista. Abordagens e limitações da educação ambiental no ensino superior: percepções a partir da disciplina de gestão ambiental nos cursos de graduação em administração na cidade de Fortaleza - Ce. 2011. 116f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
Resumo: A questão ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos últimos 30 anos, o que gerou uma série de ações no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educação passa a ser qualificada também a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formação de cidadãos preparados para este novo cenário, dotados de consciência e senso crítico para avaliar e propor soluções visando a qualidade de vida comum, justiça social e equilíbrio ambiental. Surge então a Educação Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanças, com aplicação recomendada em lei para todos os níveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma Educação Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crítica é capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho é de avaliar como a educação ambiental vêm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduação em Administração na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crítica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina têm contribuído para a conscientização dos estudantes e para a adoção de posturas diferenciadas em relação ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educação ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestão ambiental, apresenta ainda um viés conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo “consciência ambiental”, a mesma representa uma percepção de meio ambiente limitada, a partir de uma visão acrítica.
Abstract: The environmental issue has been discussed more significantly over the past 30 years, generating a series of actions to find alternatives to dealing with environmental problems that have become part of everyday society. In this sense, education is now also qualified from the environmental aspect, aiming at the formation of citizens prepared for this new scenario, endowed with consciousness and critical thinking to evaluate and propose solutions for the quality of community life and social justice. Then, Environmental Education emerges as a tool for driving change, with legal recommendations for all levels of formal and informal education. It is believed, howeer, that only an Environmental Education crafted from a critical approach is able to generate the results that society needs. The objective of this work is to evaluate how environmental education have been worked in higher education from the reality of graduate programs in business administration in the city of Fortaleza-Ce, checking the extent to which teaching practices reflect a critical perspective, as well as, how the experiences with the discipline have contributed to students awareness and to adopt different postures in relation to the environment. It is a field, with essentially qualitative approach. The survey was conducted in four institutions of higher education in the city of Fortaleza where teachers and students were interviewed. The results indicate that in these courses, environmental education worked through the discipline of environmental management, also has a conservative bias oriented to market needs and that, despite the discourse of students to be constantly associated with the term "environmental consciousness", the it represents a limited perception of the environment, from an uncritical view.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3078
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