Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação |
Authors: | Alvite, Maria Mercedes Capelo |
Keywords: | Didática;Psicologismo Pedagógico;Prática Pedagógica;Psicologismo |
Issue Date: | 1980 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | Alvite, M. M. C. (1980) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada. |
Description: | ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1980_art_mmcalvite.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.