Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação |
Autor(es): | Alvite, Maria Mercedes Capelo |
Palavras-chave: | Didática;Psicologismo Pedagógico;Prática Pedagógica;Psicologismo |
Data do documento: | 1980 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | Alvite, M. M. C. (1980) |
Resumo: | As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada. |
Descrição: | ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1980_art_mmcalvite.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.