Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação
Autor(es): Alvite, Maria Mercedes Capelo
Palavras-chave: Didática;Psicologismo Pedagógico;Prática Pedagógica;Psicologismo
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Alvite, M. M. C. (1980)
Resumo: As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada.
Descrição: ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_mmcalvite.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.