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dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Juraci Maia-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Edgard Patrício de-
dc.date.accessioned2012-07-09T12:27:22Z-
dc.date.available2012-07-09T12:27:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationAlmeida Filho, E. P. ; Cavalcante, M. J. M. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3074-
dc.descriptionALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. A voz do Ceará: comunicação e educação na trajetória da Ceará Rádio Clube entre 1934 e 1948. 2006. 227f. – Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.description.abstractThe most spread historiography about the begining of the radio activities in Brazil disseminates their educative orientation, standing for Edgard Roquette-Pinto actuation. He was an educator from Academia de Ciências da Escola Politécnica - Rio de Janeiro -, who managed the first brazilian radio station, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, in 1923. By knowing that, it sounds that the relation between comunication and education is not new on brazilian scenarium. This widely spread historiography about national radio, however, was influenced by the states of Rio de Janeiro and São Paulo´ economic and political centralism - the history has nearly always been told by the rich. Former radio´s actuation in other regions and states is a said-to-be story. Once in a while, there is a little initiative that tries to fill this empty. This work is a try to fill it, still on, about the radio´s history in Ceará state. And it tries to understand how this comunication vehicle was introduced in the state exactly from the relation between comunication and education. In order to do that, it analyzes the year of 1934, when the very first official radio station began to work, Ceará Rádio Clube, to the year of 1948, when the second official radio station was installed, Rádio Iracema de Fortaleza. The main point that analyses the relation between comunication and education in Ceará radio are the Ceará Rádio Clube programs, wich kept pace with their divulgation through the newspaper Correio do Ceará. At the same time, these historic registers are complemented by depoiments of one reasercher in journalism history and five broadcasters who lived during the beginning of the first radio station in the state. The relation with Vargas government (1930-1945) central politics, mainly the ones related to communicational and educational basis, is essential to understand this process. This is the history that wants to be told herept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher: http://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectComunicationpt_BR
dc.subjectRadio difusão educativa - Fortaleza(CE) - 1934-1948pt_BR
dc.subjectCeará Rádio Clube - História - 1934-1948pt_BR
dc.subjectRádio - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 1934-1948pt_BR
dc.subjectEducação e estado - Brasil - 1930-1945pt_BR
dc.titleA voz do Ceará - Comunicação e Educação na Trajetória da Ceará Rádio Clube entre 1934 e 1948.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA historiografia mais difundida sobre o início das atividades do rádio no Brasil dissemina sua orientação educativa, compreensível pela atuação de Edgard Roquette-Pinto, um educador da Academia de Ciências da Escola Politécnica, à frente da primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, já em 1923. A partir desse reconhecimento, depreende-se que a relação entre comunicação e educação não é algo novo no cenário brasileiro. Mas essa historiografia mais difundida sobre o rádio nacional foi influenciada pelo centralismo econômico e político dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo –aos ricos, quase sempre cabe contar a história. A atuação dos precursores do rádio em outras regiões e estados é uma história ainda por contar. Aqui e ali se levanta alguma iniciativa que tenta preencher essa lacuna. Esse trabalho é uma tentativa de começar a preencher a lacuna, ainda existente, sobre a história do rádio no Ceará. E tenta compreender como se deu a introdução desse veículo de comunicação no estado a partir exatamente da relação entre comunicação e educação. Para isso, analisa o período que vai de 1934, quando começa a funcionar sua primeira emissora oficial, a Ceará Rádio Club, até 1948, ano de instalação da segunda emissora oficial, a Rádio Iracema de Fortaleza. O elemento básico de análise sobre a relação comunicação e educação no limiar do rádio no Ceará é as grades de programação da Ceará Rádio Clube, acompanhadas através de sua divulgação pelo jornal Correio do Ceará. Ao mesmo tempo, esses registros históricos são complementados pelos depoimentos de um pesquisador do jornalismo cearense e de cinco radialistas que vivenciaram os anos iniciais do funcionamento da primeira emissora radiofônica no estado. A relação com as políticas centrais do governo Vargas (1930-1945), principalmente as relacionadas às áreas de comunicação e educação, é fundamental para se compreender esse processo. É essa história que se quer contar aqui.pt_BR
dc.title.enCeará´s Voice - Comunication and Education on Ceará Rádio Clube´s trajectory from 1934 to 1948pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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