Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30732
Tipo: TCC
Título : A percepção de contabilidade de custos por parte dos micro e pequenos empreendedores do Centro Municipal de Pequenos Negócios de Fortaleza
Autor : Aragão, Sara Mickelle Mariano
Tutor: Almeida, Cíntia de
Palabras clave : Contabilidade de custo;Micro e pequenas empresas;Tomada de Decisões
Fecha de publicación : 2016
Citación : ARAGÃO, Sara Mickelle Mariano. A percepção de contabilidade de custos por parte dos micro e pequenos empreendedores do Centro Municipal de Pequenos Negócios de Fortaleza. 2016. 17 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2016.
Resumen en portugués brasileño: A contabilização dos custos é essencial às empresas, independentemente de seu porte. Mesmo as Micro e Pequenas Empresas que pretendem se manter no mercado precisam planejar seu crescimento e tomar decisões levando em consideração as informações produzidas pela Contabilidade de Custos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal verificar as percepções de micro e pequenos empresários no que concernem os principais conceitos e características da Contabilidade de Custos e utilização de informações sobre custos na tomada de decisão. Esta pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários a 25 empresas atuantes no Centro Municipal de Pequenos Negócios de Fortaleza, popularmente chamado de Beco da Poeira. Foi realizada uma análise qualitativa, e verificou-se que a maioria das empresas não possui conhecimento aprofundado de contabilidade de custos, mesmo reconhecendo sua importância no processo decisório. As percepções desses empresários limitam-se a alguns conceitos de custos, tão somente àqueles atribuídos diretamente em suas atividades.
Abstract: The accounting of costs is essential to businesses, regardless of their size. Even the Micro and Small Businesses who want to keep the market need to plan their growth and make decisions taking into consideration also the information produced by cost accounting. Given this, this study has as proposed main verify the perceptions of micro and small entrepreneurs that concern the main concepts and characteristics of cost accounting and use of cost information in decision-making. The study was carried out through the application of cuesionarios to 25 companies operating in the center of small businesses of Fortaleza, more known as Beco da Poeira. A qualitative analysis was performed, and found that the majority of companies do not have deep knowledge of cost accounting, even recognizing its importance in the process of decision-making. The perceptions of these entrepreneurs are limited to some concepts of costs, so only those allocated directly in their activities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30732
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_smmaragão.pdf415,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.