Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30720
Tipo: TCC
Título : Custos no setor público: um estudo de caso no Relatório Gerencial de Custos do Ministério da Defesa em sua adequação aos princípios do sistema de informação de custos do governo federal no ano de 2013
Autor : Cruz, Hadriel Pereira
Tutor: Almeida, Cíntia de
Palabras clave : Administração pública - Custos;Sistema de custeio;Sistema de informação gerencial
Fecha de publicación : 2016
Citación : CRUZ, Hadriel Pereira. Custos no setor público: um estudo de caso no Relatório Gerencial de Custos do Ministério da Defesa em sua adequação aos princípios do sistema de informação de custos do governo federal no ano de 2013. 2016. 20 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Com a publicação da Lei 4.320/1964 que trousse de forma introdutória a inserção conceitual de um sistema de custo na esfera pública, foi só a partir da Lei nº 200/1967 que ficou evidente a preocupação da administração pública a se ter um sistema capaz de gerar informações referentes aos custos gerados em suas atividades. Só a partir da publicação da Lei Complementar 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, que em seu art. 50 foi verificado a obrigatoriedade para o setor público de criação de um sistema capaz de gerar informações referentes aos custos gerados em suas atividades. A efetividade se verificou com o desenvolvimento de um sistema a partir da Portaria nº 157/2011 da secretaria do Tesouro Nacional que foi criado o Sistema de Informação de Custos (SIC) do Governo Federal que teve como proposta ser uma ferramenta de geração de informação de custos a serem utilizados por gestores no processo de tomadas de decisões e gestão do patrimônio Público. A referida pesquisa teve como proposta mostrar a parte conceitual do sistema e seus principais objetivos e a partir de um estudo de caso no relatório gerencial de custos do Ministério da Defesa, publicado na prestação de contas da Presidência da República, a se verificar se o referido relatório estar de acordo com os princípios e objetivos de criação do SIC, mostrando se os referidos dados disponibilizados ira dar eficiência e eficácia para o gestor no processo de gestão do patrimônio público.
Abstract: With the publication of Law 4.320/ 1964 which brought in an introductory way the conceptual inclusion of a cost system in the public sphere, it was only from the Law No. 200/1967 which was evident the concern of the government to have a system capable of generate information regarding the costs incurred in their activities. Only after the publication of Complementary Law 101/2000, the Fiscal Responsibility Law, which in its art. 50 was verified an obligation to the public sector to create a system capable of generating information related to the costs incurred in their activities. The effectiveness was verified with the development of a system from the Decree no. 157/2011 of the National Treasury Secretariat that created the Cost Information System (SIC) of the Federal Government had the purpose to be a generation tool information costs to be used by managers in decision-making and management of public assets process. Such research had the purpose to show the conceptual part of the system and its main objectives and from a case study in the management report of Ministry of Defence costs, published in providing the President's accounts, to verify whether the report conform to the principles and objectives of SIC creation, showing whether those data available will give efficiency and effectiveness for the manager on public property management process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30720
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_hpcruz.pdf434,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.