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Tipo: TCC
Título : Valor de mercado e ativos intangíveis: uma análise da empresa brasileira
Autor : Barbosa, Allesson de Souza
Tutor: Carneiro, Célia Maria Braga
Palabras clave : Bens incorpóreos;Empresas - Avaliação
Fecha de publicación : 2016
Citación : BARBOSA, Allesson de Souza. Valor de mercado e ativos intangíveis: uma análise da empresa brasileira. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Atualmente, existe uma preocupação maior por parte dos estudiosos e profissionais sobre a diferença entre o valor contábil e o valor de mercado das entidades. O valor contábil não atende a necessidade de informação econômica sobre o valor de mercado de uma empresa. Hodiernamente com o advento da tecnologia e o aumento competitivo dos mercados, o ativo intangível tornou-se primordial na valoração de uma organização ampliando a importância da mensuração a valor de mercado. A relevância dos intangíveis no valor das empresas originou o problema deste estudo: Qual a influência dos Ativos Intangíveis no Valor de Mercado das empresas na BM&BOVESPA? Para respondê-lo, o objetivo geral é analisar a relação entre os Ativos Intangíveis e o Valor de Mercado das empresas pertencentes à BM&BOVESPA. Conjuntamente com o objetivo geral foram estabelecidos três objetivos específicos: (i) analisar a significância do grau de intangibilidade para o valor de mercado das empresas; (ii) verificar a significância dos ativos intangíveis para o valor de mercado das empresas; e (iii) identificar os fatores determinantes das empresas listadas na BM&BOVESPA. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, qualitativa e quantitativa. Utilizou o delineamento bibliográfico e documental nos demonstrativos financeiros de 121 empresas listadas na BM&BOVESPA. A coleta de dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados utilizou a técnica de Análise de Regressão Múltipla. A análise de resultados foi realizada em duas amostras. A primeira com 121 empresas demonstra que o valor de mercado é influenciado pelo Ativo Intangível (AI), Grau de Intangibilidade (GI), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Ativo Total (AT). A segunda amostra de 76 empresas com elevado Grau de Intangibilidade demonstrou que o valor de mercado é influenciado apenas pelo ROE e AT.
Abstract: Currently, there is a greater concern on the part of scholars and professionals about a difference between the book value and the market value of the entities. The book value does not meet the need for information about the market value of a company. With the advent of technology and the competitive growth of markets, intangible assets became paramount in valuing an organization by increasing the value of a market value. The relevance of the intangibles without value of the companies originated in this study: What is the influence of Intangible Assets on the Market Value of companies in BM & BOVESPA? In order to respond, the general objective is to analyze the relationship between the intangible values and the market value of the companies belonging to BM & BOVESPA in 2015. Together with the general objective for the specific objectives: (i) to analyze a significance of the degree of intangibility For the market value of the companies; (ii) verify the significance of the intangible elements for the value of the corporate market; And (iii) identify the determinants of the companies listed on BM & BOVESPA. Methodologically, a survey is descriptive, qualitative and quantitative. Use of the bibliographic and documentary design in the financial statements of 121 companies listed on BM & BOVESPA. A data collection uses a technique of content analysis. Data analysis uses a Multiple Regression analysis technique. The results analysis was performed in two samples. The first with 121 companies shows that the market value is influenced by Intangible Assets (AI), Intangible Assets (GI), Return on Equity (ROE) and Total Assets (TA). The second sample of 76 companies with high Degree of Intangibility showed that market value is influenced only by ROE and TA.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30711
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

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