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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorCarvalho, Meline Mesquita de-
dc.date.accessioned2018-04-03T17:20:37Z-
dc.date.available2018-04-03T17:20:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCarvelho, M. M.; Vasconcelos, J. G. (2017).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30702-
dc.descriptionCARVALHO, Meline Mesquita de. Universidade aberta do Brasil na UFC: história, memória e acesso à educação superior. 2017.85f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractAccess to higher education in Brazil, despite advances in recent years through various public education policies, still presents fissures and challenges to be overcome. In this sense, one of the significant educational policies, an Open University of Brazil (UAB), was officially instituted in the country by the Ministry of Education in 2006, with the purpose of expanding and internationalizing higher education through the provision of courses and distance education managed by public higher education institutions, in articulation with states and municipalities. Thus, this research aims to analyze the impacts that the Open University of Brazil provided the life of three students who graduated from the Degree in Mathematics, through reports of their life.It is important to highlight the social responsibility of UAB, since it allowing people, without opportunities, to reach across, and can be included with academic recognition in a qualified way in their profession. The present research also investigates how insertion in higher education has transformed its realities, in the social, professional or economic aspects. The methodological course followed the research of a basic nature, of a theoretical-empirical nature and descriptive about the objective and problem. Regarding the approach, the present research is primarily qualitative and jobs or case study, as a procedural method. With respect to the theoretical basis, authors such as: Ferrarotti (2014), Chizzotti (2011), Freire (1997, 2015), Gatti (1997). In conclusion, it is recorded that the UAB is not in a position to study, but a population of Maranguape in general, which is a municipality's economy, is also a municipality economy, more school laws and more efficient. In turn, these subjects started to be better paid while attending other levels of education, preparing to improve or service the schools, whatever the best.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectOpen University of Brazilpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectDegree in mathematicspt_BR
dc.subjectSocial transformationpt_BR
dc.titleUniversidade aberta do Brasil na UFC: história, memória e acesso à educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso ao ensino superior no Brasil, apesar dos significativos avanços nos últimos anos por meio de várias políticas públicas de educação, ainda apresenta fissuras e desafios a serem superados. Nesse sentido, uma das significativas políticas educacionais, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi instituída oficialmente no país pelo Ministério da Educação no ano de 2006, com a finalidade de expandir e de interiorizar o ensino superior, através da oferta de cursos e de programas de Ensino a Distância, os quais são conduzidos por instituições públicas de ensino superior, em articulação com estados e municípios. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os impactos que a Universidade Aberta do Brasil proporcionou à vida de três alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática, através de relatos de vida dos mesmos. É importante ressaltar a responsabilidade social da UAB, uma vez que ela permite que pessoas, anteriormente sem oportunidades, atinjam outro nível social, podendo ser incluídas com reconhecimento acadêmico, de maneira qualificada, em sua profissão escolhida. A presente pesquisa também investiga de que forma a inserção na educação superior transformou suas realidades, seja nos aspectos sociais, profissionais ou econômicos. O percurso metodológico seguiu a pesquisa de natureza básica, de gênero teórico-empírico e descritiva quanto ao objetivo e problema. No tocante à abordagem, a presente pesquisa é primordialmente qualitativa e emprega o estudo de caso como método procedimental. Com relação à fundamentação teórica, utilizaram-se autores, como Ferrarotti (2014), Chizzotti (2011), Freire (1997, 2015) e Gatti (1997). Em conclusão, registra-seque a UAB não contemplou somente os indivíduos que o cursaram, mas a população de Maranguape em geral, já que a economia do município cresceu, recebeu mais instituições universitárias e profissionais melhor capacitados. Por seu turno, estes sujeitos passaram a ser melhor remunerados,ao mesmo tempo em que têm freqüentado outros níveis de ensino, preparando-se para aperfeiçoar o atendimento às escolas, para compreender a realidade dos alunos em suas práticas docentes e para adquirir conhecimentos suficientes para uma transformação social.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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