Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Views on nursing education in Portugal |
Título(s) alternativo(s): | Olhares sobre o ensino de enfermagem em Portugal |
Autor(es): | Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de Santos, Luísa Maria Marques Marinho Viana, Maria de Fátima Rocha |
Palavras-chave: | Enfermagem;Educação em Enfermagem;Estágio Clínico |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | RIBEIRO, O. M. P. L. et al. Views on nursing education in Portugal. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3313, 2018. |
Resumo: | Objetivo: compreender a percepção dos enfermeiros da assistência hospitalar sobre o ensino de enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em 19 instituições hospitalares, com 56 enfermeiros. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e, na análise, o software Atlas.ti®. Resultados: emergiram como unidades de análise: aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto teórico; e aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto prático. A percepção dos enfermeiros sobre o ensino de enfermagem está relacionada, essencialmente, à existência de processos formativos muito diversificados. Conclusão: apesar da evolução da enfermagem enquanto disciplina e profissão, os enfermeiros reconhecem que, no âmbito do ensino, muitas das fragilidades estão alicerçadas nas diferenças entre as escolas de enfermagem, sendo evidente a necessidade de maior aproximação da teoria à prática, o que implica, entre outras estratégias, o acompanhamento dos estudantes durante os estágios pelos docentes da Escola. |
Abstract: | Objective: to understand nurses’ perception of hospital care about nursing education. Methods: a qualitative study was carried out in 19 hospital institutions, with 56 nurses. For the data collection, the semi-structured interview was used and, in the analysis, the Atlas.ti® software. Results: these aspects emerged as units of analysis: positive and negative aspects of nursing teaching in a theoretical context; and positive and negative aspects of nursing teaching in a practical context. The perception of nurses about nursing education is essentially related to the existence of much diversified training processes. Conclusion: despite the evolution of nursing as a discipline and profession, nurses recognize that many of the weaknesses in nursing education are based on the differences between nursing schools, and the need for a closer approximation of theory to practice is evident, among other strategies, the follow-up of the students during the internships by the teachers of the School. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584 |
ISSN: | 2175-6783 |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_omplribeiro.pdf | 207,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.