Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Olga Maria Pimenta Lopes-
dc.contributor.authorMartins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, António Luís Rodrigues Faria de-
dc.contributor.authorSantos, Luísa Maria Marques Marinho-
dc.contributor.authorViana, Maria de Fátima Rocha-
dc.date.accessioned2018-03-27T12:21:47Z-
dc.date.available2018-03-27T12:21:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, O. M. P. L. et al. Views on nursing education in Portugal. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3313, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30584-
dc.description.abstractObjective: to understand nurses’ perception of hospital care about nursing education. Methods: a qualitative study was carried out in 19 hospital institutions, with 56 nurses. For the data collection, the semi-structured interview was used and, in the analysis, the Atlas.ti® software. Results: these aspects emerged as units of analysis: positive and negative aspects of nursing teaching in a theoretical context; and positive and negative aspects of nursing teaching in a practical context. The perception of nurses about nursing education is essentially related to the existence of much diversified training processes. Conclusion: despite the evolution of nursing as a discipline and profession, nurses recognize that many of the weaknesses in nursing education are based on the differences between nursing schools, and the need for a closer approximation of theory to practice is evident, among other strategies, the follow-up of the students during the internships by the teachers of the School.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.titleViews on nursing education in Portugalpt_BR
dc.title.alternativeOlhares sobre o ensino de enfermagem em Portugalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender a percepção dos enfermeiros da assistência hospitalar sobre o ensino de enfermagem. Métodos: estudo qualitativo, realizado em 19 instituições hospitalares, com 56 enfermeiros. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e, na análise, o software Atlas.ti®. Resultados: emergiram como unidades de análise: aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto teórico; e aspectos positivos e negativos do ensino de enfermagem em contexto prático. A percepção dos enfermeiros sobre o ensino de enfermagem está relacionada, essencialmente, à existência de processos formativos muito diversificados. Conclusão: apesar da evolução da enfermagem enquanto disciplina e profissão, os enfermeiros reconhecem que, no âmbito do ensino, muitas das fragilidades estão alicerçadas nas diferenças entre as escolas de enfermagem, sendo evidente a necessidade de maior aproximação da teoria à prática, o que implica, entre outras estratégias, o acompanhamento dos estudantes durante os estágios pelos docentes da Escola.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_omplribeiro.pdf207,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.