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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rech, Hildemar Luiz | - |
dc.contributor.author | Amaral, Antonio Élcio Padilha do | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-06T15:57:53Z | - |
dc.date.available | 2012-07-06T15:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Antonio Élcio Padilha do. Resignificando o conteúdo de segurança e saúde do trabalhador na formação de jovens e adultos do Instituto Federal do Pará - IFPA. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3056 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Acidentes | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | Safety | pt_BR |
dc.subject | Accidents | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos – Pará | pt_BR |
dc.subject | Segurança no Trabalho – Pará | pt_BR |
dc.subject | Formação Tecnológica – Pará | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Pará | pt_BR |
dc.title | Resignificando o conteúdo de segurança e saúde do trabalhador na formação de jovens e adultos do Instituto Federal do Pará - IFPA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Identifica-se que a maioria dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no setor da indústria da construção se dá pelo descumprimento por parte do empregador, das Normas Regulamentadoras (1978) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo desconhecimento de assuntos relativos à Segurança e Saúde do Trabalhador. Portanto, jovens e adultos que buscam através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sua profissionalização, futuros Técnicos em Edificações, precisam a partir de suas práticas nos canteiros de obras ampliarem seus conhecimentos, para atuarem não só como profissionais interativos, mas como agentes multiplicadores do tema Segurança e Saúde do Trabalhador, numa perspectiva cítica-reflexiva, emancipadora e libertária como preconiza Paulo Freire. A pesquisa teve como objetivo geral analisar se o conteúdo programático de Segurança e Saúde do Trabalhador implementado no curso de Técnico de Edificações do PROEJA no IFPA, visa sensibilizar os educandos (jovens e adultos) a refletirem sobre a promoção da saúde e prevenção dos acidentes do trabalho. Especificamente o trabalho visou: 1. Identificar a lógica do conteúdo programático proposto no Projeto Político Pedagógico do curso, para o ensino de Segurança e Saúde do Trabalhador na formação profissional de jovens e adultos; 2. Levantar os conhecimentos adquiridos em Segurança e Saúde do Trabalhador pelos educandos (jovens e adultos), na sua Formação Profissional; 3. Identificar as dificuldades do corpo docente para o ensino de Segurança e Saúde do Trabalhador aos Jovens e Adultos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa desenvolvida através de um estudo de caso, na turma com ingresso em Fevereiro de 2007. Os sujeitos pesquisados foram: o professor da disciplina Segurança e Saúde do Trabalhador, o coordenador técnico do curso, o diretor de ensino da Instituição e a totalidade dos alunos regularmente matriculados na turma. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico e documental do PROEJA e outros parâmetros educacionais. Realizamos a técnica de grupo focal com os alunos da turma e entrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas e fechadas com o professor, o coordenador técnico do curso e o diretor de ensino. A partir dos dados levantados e armazenados no Word 2007, foi feita análise das entrevistas, onde concluímos que: a valorização da fala e depoimentos dos educandos são importantes instrumentos formativos na construção do currículo em ação; as contribuições dos alunos em sala de aula, enriquece e dá outro significado aos conteúdos sistematizados pelo educador promovendo o diálogo, tornando os educandos homens concretos e não vazios; pela diversidade da turma, a pesquisa sugere que façamos a reelaboração do currículo escolar do curso, nessa perspectiva Freireana. E por fim concluímos dá necessidade de resignificarmos o conteúdo programático da disciplina, com vistas a implementar um currículo para além dos conteúdos programáticos sistematizados, tornando a sala de aula espaço dinâmico com troca de conhecimentos/experiências entre educador/educando, para uma aprendizagem atual, adequada e suficiente de modo a atuarem preventivamente, reduzindo e/ou minimizando os índices de acidentes e doenças do trabalho na indústria da construção. | pt_BR |
dc.title.en | Resignificando the content of security and health of the worker in the formation of young and adults of the Federal Institute of Pará - IFPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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