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Type: TCC
Title: Administração estratégica como ferramenta na tomada de decisões para mercadinhos varejistas: estudo de caso de três mercadinhos do centro de Fortaleza-Ce
Authors: Gurjão, Mário Tavares
Advisor: Matias, Nancy Fernandes
Keywords: Planejamento estratégico;Comércio varejista - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2012
Citation: GURJÃO, Mário Tavares. Administração estratégica como ferramenta na tomada de decisões para mercadinhos varejistas: estudo de caso de três mercadinhos do centro de Fortaleza-CE. 2012. 75 f. TCC (graduação em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta monografia utiliza a análise dos ambientes internos e externos para a elaboração de um plano estratégico para três mercadinhos do bairro do centro da cidade de Fortaleza - CE. Foi utilizado um questionário de pesquisa para levantamento de dados que permitiram elaborar o perfil dos consumidores que frequentam os mercadinhos RL frios, Supercenter e Lene. A pesquisa foi realizada em forma de questionário semiestruturado aplicados a 66 clientes de cada mercadinho entre os dias 17 e 28 de Dezembro de 2012. Com base nessa pesquisa foram realizados planos de ação destes tais mercadinhos com o fito de aumentar a lucratividade com base nas potencialidades encontradas a partir de relatos dos clientes. De forma secundária, realizou-se uma coleta de informações a respeito da evolução histórica do mercado varejista no Brasil, com foco nos segmentos de mercadinhos varejistas. Dificuldades financeiras dos gestores, problemas na fidelização dos clientes, deficiência no atendimento ocasionado pelos funcionários foram os principais pontos encontrados e observados na pesquisa. Ao final, pode-se perceber que apesar de estarem localizados na mesma região, é grande a diferença na estruturação, na forma de atendimento, nos serviços e nos clientes dos mercadinhos pesquisados. Com a realização de um planejamento estratégico, base dessa pesquisa, todos poderão aproveitar suas potencialidades para crescer e se manterem competitivos na região.
Abstract: This monograph uses the analysis of internal and external environments for the development of a strategic plan for three grocery stores in the neighborhood of the center of Fortaleza - CE. A questionnaire was used to survey research data that permitted the profile of consumers who frequent the grocery RL cold Supercenter and Lene. The research was conducted in the form of semi-structured questionnaire applied to 66 clients each shop between 17 and 28 December 2012. Based on this research were performed these action plans such small markets with the aim of increasing profitability based on the potential found from customer accounts. Secondarily, held a collection of information about the historical evolution of the retail market in Brazil, focusing on segments of grocery retailers. Financial difficulties of managers, customer loyalty problems, caused by deficiency in service employees were the main points found and observed in the survey. At the end, we can see that despite being located in the same region, there is a great difference in the structure, in the form of care, services and customers in the grocery surveyed. With the completion of a strategic plan, based on this research, everyone can take advantage of their potential to grow and remain competitive in the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30457
Appears in Collections:CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

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