Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorSilva, Herbene Gurgel da-
dc.date.accessioned2012-07-06T14:37:29Z-
dc.date.available2012-07-06T14:37:29Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSilva, H. G. ; Andriola, W. B. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3044-
dc.descriptionSILVA, Herbene Gurgel da. Avaliação e saberes docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do Ceará. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Ceará.Programa Magisterpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectEnsino superior de curta duração - Avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino(Superior) - Cearápt_BR
dc.titleAvaliação e saberes docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do Ceará.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo versa em desvelar o significado da avaliação da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teórico utilizado para as inferências se basea na epistemologia da avaliação da aprendizagem a partir dos teóricos renomados da Avaliação Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teórica usada para a análise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formação docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, Nóvoa, Shön, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcançarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como método, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no âmbito da avaliação educacional no programa de formação de professores Magister da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos metodológicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a análise documental e bibliográfica. Os resultados desse estudo visam à ampliação das discussões sobre a importância da avaliação da aprendizagem na formação docente, além da pertinência de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estão em formação. PALAVRAS CHAVE: avaliação, avaliação da aprendizagem, formação de professor, saberes docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_hgsilva.pdf911,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.