Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andriola, Wagner Bandeira | - |
dc.contributor.author | Silva, Herbene Gurgel da | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-06T14:37:29Z | - |
dc.date.available | 2012-07-06T14:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Silva, H. G. ; Andriola, W. B. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3044 | - |
dc.description | SILVA, Herbene Gurgel da. Avaliação e saberes docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do Ceará. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual do Ceará.Programa Magister | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Avaliação - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior de curta duração - Avaliação - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino(Superior) - Ceará | pt_BR |
dc.title | Avaliação e saberes docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do Ceará. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliação da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teórico utilizado para as inferências se basea na epistemologia da avaliação da aprendizagem a partir dos teóricos renomados da Avaliação Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teórica usada para a análise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formação docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, Nóvoa, Shön, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcançarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como método, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no âmbito da avaliação educacional no programa de formação de professores Magister da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos metodológicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a análise documental e bibliográfica. Os resultados desse estudo visam à ampliação das discussões sobre a importância da avaliação da aprendizagem na formação docente, além da pertinência de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estão em formação. PALAVRAS CHAVE: avaliação, avaliação da aprendizagem, formação de professor, saberes docentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_dis_hgsilva.pdf | 911,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.