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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30337
Tipo: | Dissertação |
Título: | Intervenção social por adolescentes na adesão de mulheres ao exame colpocitológico |
Título em inglês: | Social intervention by adolescents in the adherence of women to colpocytological examination |
Autor(es): | Silveira, Nara Sibério Pinho |
Orientador: | Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
Coorientador: | Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira |
Palavras-chave: | Adolescente;Participação Social;Promoção da Saúde;Neoplasias do Colo do Útero;Enfermagem |
Data do documento: | 20-Jul-2016 |
Citação: | SILVEIRA, N. S. P. Intervenção social por adolescentes na adesão de mulheres ao exame colpocitológico. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O câncer de colo do útero configura-se como importante problema de saúde pública. Apesar de essa neoplasia apresentar grande potencial de prevenção e cura quando diagnosticada precocemente, vem sendo apontada como uma das mais importantes preocupações em nível mundial. São primordiais a elaboração e a implementação de políticas públicas na atenção primária que garantam o controle dessa neoplasia, como a adesão ao exame Papanicolaou. Nesta pesquisa optou-se por uma intervenção social envolvendo adolescentes de uma escola pública do Estado do Ceará. O estudo objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção social envolvendo adolescentes, na adesão de mulheres ao exame colpocitológico. Trata-se de um estudo experimental randomizado. O local do estudo foi a escola Deputado Manoel Rodrigues Monteiro, situada no bairro Vicente Pinzon, na periferia da cidade de Fortaleza/CE. Outro local que fez parte deste estudo foi a Unidade de Atenção Primária em Saúde Aída Santos e Silva, próxima à escola na qual foi desenvolvida a pesquisa. A população do estudo foi composta por adolescentes do sexo feminino que estudavam na referida escola, com faixa etária compreendida entre 13 e 19 anos. A coleta de dados se realizou no período de setembro a novembro de 2015. Aconteceu em três etapas para o grupo controle (inquérito CAP, sensibilização das mulheres na comunidade e procura do exame pelas mulheres) e em cinco etapas para o grupo intervenção (inquérito CAP, intervenção educativa, inquérito CAP, sensibilização das mulheres na comunidade e procura do exame pelas mulheres). Os dados foram compilados e analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Para todas as análises, um valor de p <0,05 foi considerado estatisticamente significativo. Durante a pesquisa realizaram-se 200 inquéritos CAP (100 do grupo controle e 100 do grupo intervenção). Quanto ao conhecimento e atitude das adolescentes sobre o exame colpocitológico do colo do útero, 99,5% e 82,0% respectivamente, tiveram altos percentuais de inadequabilidade nos dois grupos. Ao avaliar o grupo intervenção após a atividade educativa, houve aumento significativo no conhecimento e na atitude desse grupo, passando respectivamente, de 0% para 96% e de 15% para 99%. Referente ao desfecho do estudo, 70 mulheres sensibilizadas pelas adolescentes compareceram à unidade de saúde (31 do grupo controle e 39 do grupo intervenção). Embora não tenha havido uma diferença estatística significante (p=0,236) entre os dois grupos quanto ao número de mulheres que buscaram o exame, percebe-se a importância de envolver as adolescentes nos processos de promoção da saúde, visto que as mulheres que foram sensibilizadas através das adolescentes do grupo intervenção foram significativamente superiores quanto ao conhecimento relacionado à finalidade do exame (p<0,003) e aos cuidados (p<0,001) em comparação às do grupo controle. O resultado demonstrou que a intervenção utilizada neste estudo foi efetiva e revelou que as adolescentes foram proativas ao desenvolver o protagonismo juvenil no meio social ao sensibilizar mulheres para a adesão ao exame Papanicolaou, mostrando que são capazes de se envolver com estratégias de promoção da saúde. |
Abstract: | Cervical cancer is an important public health problem. Although that type of neoplasm presents great potential for prevention and healing, when it is diagnosed earlier, it has been identified as one of the most significant concerns in the world. The elaboration and implementation of public policies in the primary health care to ensure the control of this neoplasm as to the accession to the Pap test are of paramount importance. In this research we have chosen a social intervention involving teenagers from a public school in the State of Ceará. The study aimed to analyze the effects of social intervention, involving adolescents in search of women to the Pap smear test. This is a randomized experimental study. The place of the study was the school Deputado Manoel Rodrigues Monteiro located in Vicente Pinzon among the outskirts in Fortaleza. Another location that took part in this study was the Primary Health Care Unit (UAPS) Aida Santos e Silva, next to the school where the survey was developed. The study population was composed of female teenagers who were about 13 to 19 years old that had been studying in that school. The data were collected in the period from September to November of 2015. The data collection was carried out in three stages to the control group (KAP survey, sensitization of women in the community and the searching for the exam by women) and 5 stages for the intervention group (KAP survey, educational intervention, KAP survey, sensitization of women in the community and the searching for the exam by women). The data were compiled and analyzed through the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 20.0. For all the analyses, a p value <0.05 was considered statistically significant. During the research were conducted 200 KAP surveys (100 for the control group and 100 more for the intervention group). As far as the teenager’s knowledge and attitude on the cervical screening test, 99.5% and 82.0%, respectively, had high numbers of inadequacy inside the two groups. When the intervention group was evaluated after the educational activity, there was significant increase in knowledge and attitude of this group by going from 0% to 96% and 15% to 99% respectively. When it refers to the outcome of the study, 70 women who were sensitized by teenagers attended to a health unit (31 from the control group and 39 from the intervention group). Although it has not had any statistically significant difference (p = 0.236) between the two groups related to the number of women who sought the examination, we can realize the importance of involving teenage girls in the process of health promotion, since women who have been sensitized by the adolescents from the intervention group were significantly superior related to their knowledge about the purpose of the examination (p<0.003) and care (p<0.000) than the women from control group. The result showed that the intervention used in this study was effective and revealed that the teenagers have been proactive in developing youth engagement in the social environment to sensitize women to their acceptance to the Pap test, showing that they are capable to get involved with health promotion strategies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30337 |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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