Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leite, Raquel Crosara Maia | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria Alina Oliveira Alencar de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T11:33:35Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T11:33:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, M. A. O. A.; Leite, R. C. M. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30323 | - |
dc.description | ARAÚJO, Maria Alina Oliveira Alencar de. A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prática. 2017. 177f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to investigate the Scientific Literacy in science teaching in municipal schools in Fortaleza, based on guidelines present in the official documents and the perception of the teachers, trying to reflect the importance of this training in the students‘lifes of students as planetary citizens. It seeks to reflect on the importance of training in the students‘lives as planetary citizens. For background and justification of the research the State of the Question was carried out, which confers a mapping of the question in repositories of academic works of the researched area. The starting point of this research is How do teachers, in their pedagogical practice, promote the Scientific Literacy in the first years of Elementary Education based on guidelines present in official documents? The theme runs through discussions about teacher training and the curriculum of institutions. Edgar Morin is used as the main theoretical reference of this work since the author deals with Planetary Citizenship and defends a non-fragmented Curriculum. The research is qualitative and it was carried out in regular schools of the city of Fortaleza with teachers of the 1st, 2nd and 3rd years of Elementary School, through the application of semistructured interviews and an analysis of documents considered relevant guiding teachers practice. As part of the results, the analysis of four guiding documents is presented: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. The other results were constructed from the analysis of the data collected through the interviews with the teachers. We infer that there are ambiguities in the official texts and in the teachers' statements in a current context of external and internal collections to the school, through large-scale evaluations, when now praying the documents and the statements suggest democratization of the teaching of the various disciplines in an interdisciplinary, now suggest the prioritization of Portuguese and Mathematics teaching for the first years of elementary school. We assume that, Scientific Literacy is hampered by the short time teachers have available to work on science content. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Documentos orientadores | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Scientific Literacy | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Guiding documents | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.title | A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho objetiva investigar a Alfabetização Científica no ensino de ciências em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientações presentes nos documentos oficiais e da percepção dos professores, buscando refletir acerca da importância dessa formação na vida dos estudantes como cidadãos planetários. Busca-se uma reflexão acerca da importância da formação na vida dos estudantes como cidadãos planetários. Para embasamento e justificativa da pesquisa realizou-se o Estado da Questão que confere um mapeamento da questão em repositórios de trabalhos acadêmicos da área pesquisada. A questão ponto de partida dessa pesquisa é Como os docentes, em sua prática pedagógica, promovem a Alfabetização Científica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientações presentes em documentos oficiais? A temática perpassa em discussões sobre a formação de professores e o currículo das instituições. Edgar Morin é utilizado como principal referencial teórico desse trabalho uma vez que o autor trata da Cidadania Planetária e defende um Currículo não fragmentado. A pesquisa é qualitativa e a investigação foi realizada em escolas regulares do município de Fortaleza com professoras dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de documentos considerados relevantes orientadores da prática docente. Apresenta-se, como parte dos resultados, a análise de quatro documentos orientadores: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os demais resultados foram construídos a partir da análise dos dados coletados por meio das entrevistas com as professoras. Inferimos que há ambigüidades nos textos oficias e nas falas das professoras em um contexto atual de cobranças externa e internas à escola, por meio de avaliações de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratização do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorização do ensino de Português e Matemática para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a Alfabetização Científica é prejudicada pelo pouco tempo que os professores têm disponível para trabalhar conteúdos de ciências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_maoaaraujo.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.