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Tipo: TCC
Título : Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso
Autor : Goes, George Vasconcelos
Tutor: Araújo, Carlos Manta Pinto de
Palabras clave : Administração de materiais;Controle de estoque
Fecha de publicación : 2012
Citación : GOES, George Vasconcelos. Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso. 2012. 46 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Resumen en portugués brasileño: No cenário crescente de alta competitividade das indústrias de bebidas nacionais, a malha logística, bem como, o gerenciamento da política de estoques de produtos acabados dessas empresas, torna-se importante referencial de diferenciação. Contudo, na atualidade, as empresas de médio porte não possuem um aporte financeiro para uma estrutura de planejamento de grande envergadura. Nesses casos, adotam-se modelos matemáticos que determinam o lote de compra que minimiza os custos de estocagem e de aquisição. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo de caso de uma franquia de refrigerantes a fim de identificar os ganhos em redução dos custos com a aplicação do modelo de gestão de estoques Lote Econômicos de Compra (LEC) em comparação com o modelo vigente, o Ponto de Pedido. O tratamento metodológico consistiu de um estudo de caso de uma empresa em Fortaleza revendedora de bebidas que aborda a problemática da gestão de estoques. Fez-se também uma pesquisa bibliográfica para identificar na literatura especializada, o que os autores abordam acerca da melhor política de estoques de segurança. Dos resultados, identificou-se que ao implementar o modelo (LEC) em uma categoria de embalagem de água mineral houve redução de custos operacionais ao final do período, podendo ser um potencial redutor de custos globais da empresa se for estendido às demais embalagens do portfólio. Das análises levadas a efeito, evidenciaram que ao aplicar o Lote Econômico de Compra em um produto de revenda, configura-se um modelo mais viável em redução de custos quando comparado com o modelo do Ponto de Pedido então vigente na Franquia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30299
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