Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Elidihara Trigueiro-
dc.contributor.authorSouza, Jaqueline Martins-
dc.date.accessioned2018-03-13T17:25:02Z-
dc.date.available2018-03-13T17:25:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUZA, Jaqueline Martins. A contribuição da educação corporativa para a efetividade do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. 2012. 67 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30280-
dc.description.abstractThis paper seeks, through a case study in a public institution, the Court of the State of Ceará, analyze the contribution of corporate education programs to improve organizational effectiveness. The methodology used was literature research combined with field research. In the current context of organizations, developing programs for Corporate Education has emerged as differential support and competitiveness. Therefore, many organizations both public and private have invested large sums of money in the creation of Corporate Universities and Schools. Both universities and business schools aim to empower, train and develop employees on what organizations need and that can positively affect the effectiveness of organizations. Through this study it was found that the actions developed by the Institute Placido Castle, the institute responsible for corporate education program of the TCE-CE, have contributed positively to increase the effectiveness of the Court, not only helping to achieve the objectives of the institution, as for the improvement of service delivery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectEducação e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleA contribuição da educação corporativa para a efetividade do Tribunal de Contas do Estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca, através de um estudo de caso em uma instituição pública, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, verificar a contribuição dos programas de Educação Corporativa para a melhoria da efetividade organizacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo. No atual contexto das organizações, o desenvolvimento de programas de Educação Corporativa tem se destacado como diferencial de sustentação e competitividade. Por isso, muitas organizações tanto públicas como privadas têm investido elevadas somas de dinheiro na criação de Universidades e Escolas Corporativas. Tanto universidades como escolas corporativas têm como objetivo capacitar, treinar e desenvolver seus colaboradores naquilo que as organizações necessitam e que podem afetar positivamente a efetividade das organizações. Através do presente trabalho foi possível constatar que as ações desenvolvidas pelo Instituto Plácido Castelo, instituto responsável pelo programa de educação corporativa do TCE-CE, têm contribuído positivamente para o aumento da efetividade do Tribunal, colaborando não só para o alcance dos objetivos da instituição, como para a melhoria da prestação dos serviços.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_jmsouza.pdf514,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.