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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30240
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação: (re)construção de identidades étnico-raciais no âmbito das políticas públicas de internacionalização da educação superior no Instituto Federal do Ceará |
Autor(es): | Pedrosa, Ricardo da Silva |
Orientador: | Carvalho, Alba Maria Pinho de |
Palavras-chave: | Intercâmbio;Identidades;Étnico-racial;Africanidades |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | PEDROSA, Ricardo da Silva. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação: (re)construção de identidades étnico-raciais no âmbito das políticas públicas de internacionalização da educação superior no Instituto Federal do Ceará. 2018. 384f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oportuniza formação de estudantes oriundos de países do continente africano em instituições de educação superior brasileiras. Estes estudantes de intercambio têm sua vinda e percurso acadêmico subsidiado pelas políticas públicas de internacionalização da educação superior. Entretanto, suas permanências e desenvolvimentos como cidadãos imigrantes passam a ser permeados pela dinâmica das relações e tensões étnico-raciais do ambiente social da cidade e da instituição que os acolhe (PEDROSA, 2016). Assim, parte-se da seguinte indagação: em que sentido o PEC-G pode ser avaliado a partir das experiências da (re)construção de identidades étnicoraciais afrodescendentes dos estudantes do programa? O estudo objetiva portanto evidenciar as experiências de (re)construção de identidades étnico-raciais afrodescendentes como dimensão de avaliação em profundidade do programa de mobilidade acadêmica PEC-G. A proposta avaliativa da pesquisa se caracteriza como uma Avaliação em Profundidade do PECG, possuindo como lócus uma instituição de educação superior situada em Fortaleza, a saber, o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Valendo-se de um olhar interdisciplinar, abordo a questão das identidades como processo a constituir-se a partir das interações com o outro e com as imagens socialmente gestados na cultura (HALL 2003, 2009, 2011). A dimensão étnico-cultural das identidades será focalizada, enfatizando a produção material de artefatos, saberes e sentires que realizam o processo de identificação/diferenciação do sujeito com uma matriz étnico-racial (FANON, 2008; GILROY, 2002). Tendo em vista que os processos identitários, ora em estudo, não estão apartados de seu lugar histórico de manifestação, busco fazer uma apresentação da dinâmica identitária no contexto da diáspora africana no Ceará (LANGA, 2016). A perspectiva metodológica adotada foi qualitativa de inspiração etnográfico e focada na questão da identidade de um ponto do Sul global (SANTOS, B. S., 2006, 2007). Na fase exploratória foram coletados relatos sobre a convivência dos servidores do IFCE com os estudantes do PEC-G. O trabalho de campo foi iniciado com observações do cotidiano de estudantes do PEC-G sobretudo nos momentos de planejamento e execução das Semanas Culturais da África de 2014 e 2015, com reelaboração de materiais coletados de 2013 até o presente momento (notícias veiculadas de forma impressa e no site da instituição, memorandos colhidos em setores do IFCE e registros fotográficos). Assumi como principal estratégia investigativa o registro dos relatos de experiência de nove estudantes do PECG/IFCE. Como técnica de análise das informações coletadas sobre os processos identitários destes estudantes, tomo como base a Análise de Conteúdo de (BARDIN, 2009) e a Análise do Discurso bakhtiniano (BAKHTIN, 2006; MUSSALIM, 2001; VYGOTSKI, 2001). A vivência étnico-racial torna complexa a realidade vivenciada pelos estudantes do PEC-G. Entre a vinda, a chegada, a obtenção de um diploma e o retorno à seus países de origem, as identidades desses estudantes se demove e também movimenta outras identidades com as quais passa a interagir. Nos interstícios entre os sujeitos, manifestação de suas etnias, e a confluência entre políticas públicas de internacionalização da educação superior e as políticas culturais e afirmativas da matriz étnica africana é que o programa se faz. |
Abstract: | The Undergraduate Student Agreement Program (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G) provides training for students from countries of the African continent in Brazilian higher education institutions. These exchange students have their coming and academic course subsidized by the public policies of internationalization of higher education. However, their permanence and development as immigrant citizens be permeated with the dynamics of ethnic-racial relations and tensions in the social environment of the city and the host institution (PEDROSA, 2016). Thus, I start from the following question: in what meaning can the PEC-G be evaluated from the experiences of the (re) construction of Afrodescendant ethnic-racial identities of the students of the program? The objective of this study is to highlight the experiences of (re) construction of Afro-descendant ethnic-racial identities as an in-depth evaluation dimension of the PEC-G academic mobility program. The evaluative proposal of the research, characterized as an in-depth assessment of the PEC-G,having as a locus a higher education institution located in Fortaleza (BR), namely the Federal Institute of Education of Ceará (IFCE). Using an interdisciplinary perspective, I approach the question of identities as a process constituted from the interactions with the other and with the socially generated images in the culture (HALL 2003, 2009, 2011). The ethno-cultural dimension of identities will be focused, emphasizing the material production of artifacts, knowledges and sentiments that carry out the process of identification / differentiation of the subject with an ethnic-racial matrix (FANON, 2008; GILROY, 2002). Considering that the identity processes under study are not far from their historical place of manifestation, I try to present a dynamic of identity in the context of the African diaspora in Ceará (LANGA, 2016). The methodological perspective adopted was qualitative of ethnographic inspiration and focused on the question of the identity of a global southern point (SANTOS, B. S., 2006,2007). In the exploratory phase, reports were collected on the coexistence of the IFCE servers with the PEC-G students. The fieldwork was started with observations of the daily life of GPEC students, especially at the planning and execution times of the African Cultural Weeks of 2014 and 2015, with re-elaboration of materials collected from 2013 to the present moment (printed news and on the institution's website, memos collected in sectors of the IFCE and photographic records). I assumed as the main investigative strategy the recording of the experience reports of nine PEC-G / IFCE students. As a technique for analyzing information collected on the identity processes of these students, I take as basis the Content Analysis (BARDIN, 2009) and the Bakhtin Discourse Analysis (BAKHTIN, 2006; MUSSALIM, 2001;VYGOTSKI, 2001). Ethnic-racial experience makes complex the reality experienced by PECG students. Between the arrival, the arrival, the obtaining of a diploma and the return to their countries of origin, the identities of these students be demoted and it moves other identities with which it begins to interact. In the interstices between the subjects, manifestation of their ethnic groups and the confluence between public policies of internationalization of higher education and the cultural and affirmative policies of the African ethnic matrix is that the program is done. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30240 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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