Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Aparecida Maria Costa de-
dc.date.accessioned2012-07-05T14:52:46Z-
dc.date.available2012-07-05T14:52:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, A. M. C.; CASTRO FILHO, J. A. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3020-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Aparecida Maria Costa de. Integração do laboratório de informática ao currículo: práticas numa escola municipal de Fortaleza. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the integration of the computer lab in the curriculum of the municipal school units of Fortaleza, Ceará, analyzing its forms of use and its relationship to educational planning implemented. The methodology, with emphasis on qualitative and ethnographic, was performed in mixed form, from questionnaires and field research. We use the techniques of participant observation and semi-structured interview with a professor at the LEI and a classroom teacher. The subjects were selected based on predefined criteria such as execution of activities developed in the classroom, articulated with the computer lab, participation in school planning and, provision and interest to participate of study. The survey results indicated that the lab have been used systematically in school, from different modalities. However, there are still many difficulties which prevent practices most interactional and integrated into the school curriculum. The practices, often, are impregnated of an instructional approach, limiting the pedagogical use, result of a functional planning, reflecting an traditional curriculum arrested to time and space, showing the need to deepen the interdisciplinary and transversal character of use of the computer lab in school, from epistemological discussions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLaboratório de Informática Educativapt_BR
dc.subjectIntegração ao Currículo Escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento Pedagógicopt_BR
dc.subjectComputer Laboratory in Educationpt_BR
dc.subjectIntegration to the Educational Curriculumpt_BR
dc.subjectPedagogical Planningpt_BR
dc.subjectLaboratorio de informática educativa - Integração ao currículo escolarpt_BR
dc.titleIntegração do laboratório de informática ao currículo: práticas numa escola municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo investigou a integração do laboratório de informática ao currículo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, Ceará, analisando suas formas de uso e sua relação com planejamento pedagógico implementado. A metodologia, com ênfase qualitativa e caráter etnográfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicação de questionários e pesquisa de campo. Utilizamos as técnicas da observação participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critérios previamente definidos, como realização de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratório de informática, participação em planejamentos na escola e disponibilização e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratório de informática vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, são muitas as dificuldades encontradas que impedem práticas mais interacionistas e integradas ao currículo escolar. As práticas, muitas vezes, estão impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagógico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currículo tradicional preso a tempos e espaços, mostrando a necessidade de aprofundar o caráter interdisciplinar e transversal do uso do laboratório de informática na escola, a partir de discussões mais epistemológicas.pt_BR
dc.title.enIntegration of information technology laboratories to the curriculum: practices in a municipal school of Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_AMCAlbuquerque.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.