Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30169
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | As novas possibilidades da arte na contemporaneidade: O vídeo como troca de afetos entre o artista e o espectador |
Autor : | Memória, Paula Roberta Fernandes |
Palabras clave : | Arte contemporânea;Comunicação;Vídeo |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | Memória, P. R. F. (2011) |
Resumen en portugués brasileño: | Após a Revolução Industrial a sociedade sofreu as transformações do sistema capitalista, em que a emancipação social vislumbrada por Kant e Hegel transformou-se em uma razão instrumental. Em meio aos conflitos que permeiam a sociedade contemporânea, a arte parece reconfigurar o papel do espectador diante da obra e se torna um espaço para troca de afetos e comunicação entre os indivíduos. É nesse cenário que o vídeo emerge agregando novas possibilidades à arte. Para compreender a relação entre a arte e os espectadores na contemporaneidade, pretende-se analisar os conceitos de arte relacional de Bourriaud (2009) e de partilha do sensível de Rancière (2005), e outros autores como Dubois (2004), Contrera (2007), Didi-Huberman (2003), ajudarão a fundamentar a pesquisa |
Descripción : | MEMÓRIA, Paula Roberta Fernandes. As novas possibilidades da arte na contemporaneidade: O vídeo como troca de afetos entre o artista e o espectador. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 15 a 17 de Junho. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30169 |
ISSN : | 2177-790X |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_prfmemoria.pdf | 343,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.