Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30139
Tipo: Artigo de Evento
Título : O phatos como estratégia discursiva nas reportagens da Folha de S.Paulo sobre a Campanha pelas Diretas Já
Autor : Jesus, Rosane Martins de
Palabras clave : Jornalismo;Phatos;Estratégias discursivas
Fecha de publicación : 2010
Citación : Jesus, R. M. (2010)
Resumen en portugués brasileño: Considerando Patrick Charaudeau (2006) para quem a mídia está sempre em busca de tocar e envolver o leitor, buscou-se mostrar, neste artigo, como a Folha de S.Paulo se utilizou da “patemização” como estratégia discursiva para tocar o leitor durante a Campanha pelas Diretas Já. Tendo como referência metodológica, a análise do discurso da tradição francesa, foram analisadas oito reportagens sobre a Campanha, publicadas pela Folha, no período de 24 a 26 de abril de 1984. A partir da análise, verificou-se que o jornal recorreu frequentemente ao pathos como recurso de aproximação do leitor e envolvimento deste com a temática, bem como se utilizou de outras estratégias discursivas, tal como a construção de um ethos amigável.
Descripción : JESUS, Rosane Martins de. O phatos como estratégia discursiva nas reportagens da Folha de S.Paulo sobre a Campanha pelas Diretas Já. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 10 a 12 de Junho.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30139
ISSN : 2177-790X
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_rmjesus.pdf195,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.