Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30139
Tipo: Artigo de Evento
Título: O phatos como estratégia discursiva nas reportagens da Folha de S.Paulo sobre a Campanha pelas Diretas Já
Autor(es): Jesus, Rosane Martins de
Palavras-chave: Jornalismo;Phatos;Estratégias discursivas
Data do documento: 2010
Citação: Jesus, R. M. (2010)
Resumo: Considerando Patrick Charaudeau (2006) para quem a mídia está sempre em busca de tocar e envolver o leitor, buscou-se mostrar, neste artigo, como a Folha de S.Paulo se utilizou da “patemização” como estratégia discursiva para tocar o leitor durante a Campanha pelas Diretas Já. Tendo como referência metodológica, a análise do discurso da tradição francesa, foram analisadas oito reportagens sobre a Campanha, publicadas pela Folha, no período de 24 a 26 de abril de 1984. A partir da análise, verificou-se que o jornal recorreu frequentemente ao pathos como recurso de aproximação do leitor e envolvimento deste com a temática, bem como se utilizou de outras estratégias discursivas, tal como a construção de um ethos amigável.
Descrição: JESUS, Rosane Martins de. O phatos como estratégia discursiva nas reportagens da Folha de S.Paulo sobre a Campanha pelas Diretas Já. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 10 a 12 de Junho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30139
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_rmjesus.pdf195,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.