Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30134
Type: TCC
Title: Competências gerenciais: um estudo potencial dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará
Authors: Trajano, Samara da Silva
Advisor: Araújo, Carlos Manta Pinto de
Keywords: Administração de empresas;Capacidade executiva;Estudantes universitários
Issue Date: 2013
Citation: TRAJANO, Samara da Silva. Competências gerenciais: um estudo potencial dos alunos do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. 2013. 73 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa teve o objetivo de verificar as competências gerenciais nos alunos concludentes do curso de administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), na percepção destes, com base no referencial teórico estudado, bem como também observar a contribuição da faculdade na formação destas competências também na percepção destes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com a elaboração e aplicação de questionários. Foram aplicados no total 41 questionários. Destes, apenas 35 foram analisados, pois atenderam aos critérios estabelecidos para a amostra, os quais requeriam que os respondentes estivessem se não concluindo o curso, bem próximos a conclusão, além de estarem também inseridos no mercado de trabalho. Tais critérios visavam à realização do objetivo inicial proposto na pesquisa. A pesquisa proporcionou a percepção das competências gerenciais entre os alunos do curso de administração da UFC. Nestes predominam, de acordo com o resultado, competências gerencias com foco na geração de resultados, bem como também competências ligadas às habilidades comunicativas. O resultado demonstrou ainda, através de uma análise interpretativa das respostas dos discentes que a faculdade, de modo geral, contribui teoricamente para o desenvolvimento de tais competências. Tal contribuição teórica pôde gerar nestes, uma visão global e crítica. Contribui também promovendo relacionamentos, bem como também proporciona uma maior segurança para a tomada de decisão.
Abstract: The present research aimed to verify the management skills in students graduating from the administration of the Universidade Federal do Ceará (UFC), the perception of these, based on the theoretical study, and also to note the contribution of the College in the formation of these competences also in the perception of these. It was conducted a descriptive and exploratory research with the development and implementation of questionnaires. A total of 41 questionnaires were applied. Of these, only 35 were analyzed, because it met the criteria, which required that the respondents were not completing the course as well near the conclusion, and they are also inserted into the labour market. Such criteria aimed to achieve the objective proposed in the initial search. The survey gave the perception of managerial skills among pupils of the course of administration of the UFC. These are, as a result, management skills with a focus on generating results, as well as the related skills communication skills. The result demonstrated yet, through an interpretative analysis of the responses of students the College generally, theoretically contributes to the development of such skills. Such theoretical contribution might generate in these, an overview and critique. Also contributes by promoting relationships and also provides greater security for decision making.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30134
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_sstrajano.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.