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Type: TCC
Title: Aplicação do modelo SERVQUAL para análise da qualidade dos serviços de uma empresa do setor de alimentos
Title in English: Application of the SERVQUAL model to analyze the quality of the services of a food company
Authors: Martins, Sarah
Advisor: Amorim, Alysson A
Keywords: Serviços;Marketing;Qualidade;SERVQUAL
Issue Date: 2017
Citation: MARTINS, S. M. (2017)
Abstract in Brazilian Portuguese: O setor de serviços de alimentação é um ramo bastante competitivo, portanto devido à grande quantidade de empresas que oferecem esse tipo de serviço, torna-se cada vez mais difícil a fidelização dos clientes. Diante disso, faz-se de suma importância que as empresas ofereçam serviços de qualidade, tendo em vista a satisfação do cliente, que é um aspecto essencial para sua fidelização. Nesse contingente, o modelo SERVQUAL surge como uma ferramenta de captação que consiste em analisar a qualidade percebida pelos clientes com base no modelo de lacunas, a partir da percepção destes. Dessa forma, o presente estudo consiste na aplicação desse modelo, como instrumento de pesquisa, utilizando o questionário SERVQUAL adaptado para o setor estudado, tendo como intuito verificar se a qualidade percebida pelos clientes, referente aos serviços prestados pela empresa analisada, é compatível com as expectativas que eles têm em relação à qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas do mesmo ramo da empresa estudada. Para isso foram utilizados questionários, uma para traçar o perfil do cliente e dois referentes à ferramenta SERVQUAL (sendo um para expectativas e outro para percepções). Estes foram disponibilizados em formato eletrônico, através do formulário Google, para cada cliente, dentro de uma população de cerca de 900 consumidores para o estabelecimento em que foi realizado o presente estudo, onde a amostra utilizada remeteu a 73 destes. Os dados obtidos através da pesquisa foram analisados estatisticamente com o auxílio do excel. Após análise, concluiu-se que na empresa examinada, a qualidade percebida pelos clientes dos serviços oferecidos não é compatível com as expectativas destes para os serviços ofertados por empresas do mesmo ramo, tendo-se como principal dimensão a melhorar a tangibilidade.
Abstract: The food service sector is a very competitive industry, therfore due to the large number of companies that offer this type of service, customer loyalty becames increasingly difficult. Due to this, it is extremely important that companies offer quality services, purposing the customer satisfaction, which is an essential aspect of their loyalty. In this contingent, the SERVQUAL model emerges as a capture tool that consists of analyzing the quality perceived by the clients based on the model of gaps, from their perception. Thus, the present study consists of the application of this model, as a research instrument, using the SERVQUAL questionnaire adapted for the studied sector, in order to verify if the quality perceived by the clients, referring to the provided services from the analyzed company, is compatible with the expectations they have related to services quality offered by the companies in the same branch of the company studied. For this purpose, questionnaires were used, one for the profile of the client and two for the SERVQUAL tool (one for expectations and one for perceptions). These were made available electronically, through the Google form, for each client, within a population about 900 consumers to the establishment where the present study was carried out, in which the sample used applied 73 of these. The data obtained through the research were statistically analyzed with the help of excel. After analysis, it was concluded that in the company examined, the quality perceived by the clients about the offered services is not compatible with the expectations of these for the services offered by companies in the same branch, having as main dimension to improve the tangibility.
Description: MARTINS, Sarah Macêdo. Aplicação do modelo SERVQUAL para análise da qualidade dos serviços de uma empresa do setor de alimentos. 2017. 75 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30088
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

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