Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30061
Type: TCC
Title: Estilos de aprendizagem e grupos geracionais: um estudo de caso numa distribuidora de energia elétrica
Authors: Braga, Genildo Moreira
Advisor: Lima, Tereza Cristina Batista de
Keywords: Aprendizagem organizacional;Relações entre gerações
Issue Date: 2013
Citation: BRAGA, Genildo Moreira. Estilos de aprendizagem e grupos geracionais: um estudo de caso numa distribuidora de energia elétrica. 2013. 72 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho possui como objetivo central investigar os estilos de aprendizagem, segundo a abordagem de Kolb, entre diferentes grupos geracionais. A importância desse tema se deve ao contexto de competitividade no qual as organizações estão inseridas. O domínio sobre a informação, gestão do conhecimento e diferenças geracionais são importantes ferramentas para que as organizações possam criar um ambiente organizacional favorável à gestão e manutenção do conhecimento entre os diferentes grupos de colaboradores. Desta forma, buscou-se investigar quais os estilos de aprendizagem (Acomodador, Assimilador, Convergente e Divergente) presentes entre os diferentes grupos geracionais (Baby Boomers, Geração X e Geração Y). Como referencial teórico utilizou-se um levantamento sobre as temáticas, Grupos Geracionais, Aprendizagem e Estilos de Aprendizagem de Kolb (1993). A metodologia utilizada foi à aplicação de uma pesquisa quantitativa numa distribuidora de energia elétrica num grupo de 170 indivíduos que responderam o Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (1993). No instrumento constam 12 sentenças que permitem identificar o estilo de aprendizagem predominante. Juntamente ao questionário foram inseridos perguntas para identificar a diretoria, sexo e grupo geracional em que os colaboradores estão inseridos. Os resultados obtidos apontam que o estilo de aprendizagem Assimilador possui maior predominância em todos os grupos geracionais com 50% de representação. Em futuras pesquisas, indica-se a necessidade de obter uma amostra maior para que possa ser investigada a relação entre estilos de aprendizagem e grupos geracionais.
Abstract: This study has as main objective investigate the learning styles, according Kolb's approach, between distinct generational groups. The importance of this issue is due to the context of competitiveness which organizations are embedded. The domain over the information, knowledge management and generational differences are relevant tools to the organizations create a favorable organizational environment to the management and maintenance of knowledge between the distinct contributor groups. So, was sought to investigate which learning styles (Accommodating, Assimilator, Convergent and Divergent) embedded between the different generational groups (Baby Boomers, Generation X and Generation Y). Was used as theoretical reference a survey on thematic, Generational Groups, Learning and Learning Styles by Kolb (1993). The application of a quantitative research in a group of 170 contributors of an electricity distributor was used as methodology. They answered the Kolb's Inventary of Learning Styles (1993). The instrument has 12 sentences which allow to identify the predominant learning style. With the questionnaire, was embedded questions to identify the board of directors, gender and generational group that the contributors were inserted. The results point the Assimilator learning style as the predominant in all these generational groups, with 50% of representation. In future researches, indicate the need for a biggest sample to investigate the relation between the learning styles and generational groups.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30061
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_gmbraga.pdf832,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.