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Type: TCC
Title: Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
Authors: Queiroz, Artur Bezerra de
Advisor: Rocha, Fabiano
Keywords: Comportamento do consumidor;Marketing;Cerveja;Lojas de varejo
Issue Date: 2013
Citation: QUEIROZ, Artur Bezerra de. Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes. 2013. 64 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho vem a abordar os diferentes fatores que possam influenciar a decisão de compra dos consumidores, além disso, a função que o setor de trade marketing tem dentro das empresas para posicionar seus produtos com o intuito de melhor atender os consumidores alvo. Assim como no mercado em geral, o mercado de cerveja também oferece aos consumidores diversas marcas e embalagens, dando diversas opções, os fabricantes e distribuidores da bebida, para chamar mais atenção, investem em mídia televisionada, fazem investimento em refrigeração para os pontos de venda, degustação do produto, investem em merchandising para melhor exposição nas lojas, dentre outros. Para saber quais os fatores que mais influenciam os consumidores de cerveja em lojas de conveniência de postos de combustível foi feito uma pesquisa empírica em 5 (cinco) pontos de venda desse tipo, onde 78 (setenta e oito) pessoas foram abordadas, de diferentes sexos, classes sociais e idade sendo aplicado um questionário onde os entrevistados informavam seus hábitos de consumo, quantidade de visitas a lojas de conveniência, quantidade de unidades compradas de cerveja por visita, os motivos pela escolha de compra nesse tipo de ponto de venda e o papel do merchandising na determinação da escolha.
Abstract: This paper addresses the various factors that may influence the purchase decision of consumers, and besides that, the role that the trade marketing sector has within companies to place their products, in order to better meet the targeted consumers. Just as in the market in general, the beer market also offers consumers various brands and packages, giving them different options. Brewers and distributor invest in televised media, in refrigeration for retail outlets, in actions to taste the product, they also invest in merchandising for better display in stores, in order to draw more attention to their product. To learn which factors influence beer consumers in convenience stores in gas stations the most, an empirical survey was done on Five (5) points of sale of this type, where 78 (seventy-eight) people, of different gender, social classes and age were approached, by applying a questionnaire where respondents informed their consumption habits, number of visits to convenience stores, quantity of beer units purchased per visit, the reasons for choosing this kind of purchase on this point of sale, and the role of merchandising on this choice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30049
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