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Type: TCC
Title: A implantação da gestão de processos: estudo de caso em um grupo de restaurantes de Fortaleza
Authors: Sousa, Samuel Mesquita de
Advisor: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Keywords: Gerenciamento de processos;Restaurantes
Issue Date: 2013
Citation: SOUSA, Samuel Mesquita de. A implantação da gestão de processos: estudo de caso em um grupo de restaurantes de Fortaleza. 2013. 69 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: As empresas crescem e, em escala ainda mais rápida, cresce a exigência dos clientes, consequentemente as organizações precisam estar muito bem preparadas e alinhadas para atender às mudanças necessárias e se manterem vivas e competitivas, atendendo ao cliente de forma eficiente e eficaz. Percebendo que a gestão puramente funcional já não atendia às novas exigências, muitas empresas encontraram na gestão de processos uma forma para obter a melhoria contínua, tornar a comunicação entre áreas mais eficiente e reduzir os custos. Dessa forma, este estudo buscou aprofundar e compartilhar conhecimentos sobre a gestão de processos e teve como objetivo realizar uma análise com o intuito de identificar se, na prática, a implantação da gestão de processos em um grupo de restaurantes da cidade de Fortaleza segue as recomendações da literatura. A pesquisa caracterizou-se, quanto aos aspectos metodológicos, por uma pesquisa descritiva de natureza aplicada e com abordagem qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista com a gestora de operações da empresa. Os resultados obtidos demonstraram que a empresa implantou, na prática, a gestão de processos de acordo com o referencial teórico apresentado, fazendo uso apenas de pequenas adaptações na metodologia de trabalho, com o intuito de tornar mais rápida a transição de gestão funcional para gestão de processos. Pode-se constatar, portanto, que a metodologia de implantação pode ser adaptada às situações específicas.
Abstract: Companies grow and in an even faster scale grows customer's requirement, therefore organizations need to be well prepared and aligned to meet the necessary changes and to stay alive and competitive, attending the customer efficiently and effectively. Realizing that the purely functional management no longer met the new requirements, many companies have found in process management a way to get continuous improvement, make communication between areas more efficient and reduce costs. Thus, this study sought to deepen and share knowledge on the processes management and aims to perform an analysis in order to identify whether, in practice, the implementation of processes management in a Fortaleza restaurants's group follows literature's recommendation. The research was characterized regarding the methodological aspects, by a descriptive research of applied nature and a qualitative approach, in which an interview was conducted with the manager of the company's operations. The results showed that the company implanted, in practice, the processes management according to the presented theoretical model, using only minor adjustments in the methodology of work, in order to speed up the transition from functional management to the processes management. It can be seen, therefore, that the implementation methodology can be adapted to specific situations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29976
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