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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29955
Type: | TCC |
Title: | Táticas de arremesso na gestão de marcas: um estudo de caso sobre o sucesso da marca Angry Birds |
Authors: | Silva, Jonas Victor Chaves |
Advisor: | Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta |
Keywords: | Branding (Marketing);Marca de produtos |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SILVA, Jonas Victor Chaves. Táticas de arremesso na gestão de marcas: um estudo de caso sobre o sucesso da marca Angry Birds. 2013. 109 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como principal objetivo investigar as táticas e características de branding apresentadas por organizações que possuem a marca de seus produtos melhor posicionada que as suas próprias. A importância deste tema se dá à problemática social referente à percepção dos consumidores frente às marcas que estes consomem diariamente. A boa estruturação da identidade de uma marca, assim como a consistência de um bom portfólio de marcas, é de crucial importância para qualquer organização se posicionar diante à mercados tão competitivos. Saber como se aproveitar do vasto sucesso de uma marca endossada tornando-a então uma marca endossante e impulsionadora é uma importante tática na tarefa de gerir marcas. Desta forma, buscou-se investigar quais as táticas de branding foram utilizadas pela fabricante Rovio para gestão de sua marca de sucesso Angry Birds, além de sua própria. Como referencial teórico utilizou-se um levantamento bibliográfico acerca de temáticas referente à identidade, arquitetura e construção de marcas, além de noções de distribuição de aplicativos, da utilização de smartphones e sistemas relacionados, da construção de marcas no meio web. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de um estudo de caso referente às marcas Angry Birds e Rovio, levantando dados primários e secundários que apresentassem informações organizacionais e que decifrassem a percepção do consumidor sobre ambas as marcas. Os resultados obtidos apontam a hipótese de que consumidores de smartphones conhecem de fato a marca dos aplicativos que consomem, e que empresas como a Rovio desenvolvem táticas de branding afim de se apoiar no prestígio da marca de seus produtos para impulsionar sua própria. Pesquisas futuras envolvendo outros aplicativos, e entrevistas feitas com organizações como a Rovio, indicam a necessidade de obter maiores informações, coletadas a partir de observações direta formais, afim de validar as hipóteses levantadas em discussão. |
Abstract: | This study has as main objective to investigate the branding tactics developed by organizations that own a better positioning of its products brand than their own. The importance of this theme is given by the social issues related to the perception of consumers on the brands which they daily consume. The good construction of brand identity, so as the consistence of a good brand portfolio, has a crucial value for any organization positioning against such a competitive market. To know how to take advantage of the big success of an endorsed brand rendering this one to a endorser brand is an important tactic on the branding task. In that way, this study tries to investigate which branding tactics were used by Rovio Entertainment to manage the Angry Birds’ brand and Rovio's itself. For a theorical reference, this study developed a bibliographic research about branding identity, architecture and construction, besides notions of apps distribution, smartphones usage (and its related systems) and how to construct brands on the web. A case study about the Angry Birds’ brand and Rovio’s brand was used as methodology, collecting primary and secondary data to present organizational information and decipher the consumers’ perception about both brands. The collected results indicate the hypothesis in which Smartphone’s consumers indeed know the app's brands that they consume, and their producers, just like Rovio, develops branding tactics to use the prestige of a product’s brand to drive its own brand to consumers. Future researches about other apps, and interviews with producers like Rovio, indicates the need to obtain more information, collected by formal direct observation, to validate the hypothesis in discussion. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29955 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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