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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Eduardo Santos Junqueira-
dc.contributor.authorSales, Carolina Bentes de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-02-23T17:31:15Z-
dc.date.available2018-02-23T17:31:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSales, C. B. O.; Rodrigues, E. S. J. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29901-
dc.descriptionSALES, Carolina Bentes de Oliveira. Rede de apoio ao parto humanizado: um estudo sobre as aprendizagens e saberes das mulheres em um grupo do Facebook. 2017. 126f.- Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractWithin the context of the struggle for humanized birth in Brazil, since the end of the 1990s, several organized groups have seen in the electronic lists an effective space for communication, articulation and dissemination of the cause. As Internet and social networks usage have become completely mainstream, the number of women with access to these virtual spaces increased significantly. These practices were renewed by cyberculture, which enables communication between people beyond the unidirectional flow, facilitating more horizontal exchanges and boosting knowledge sharing. Thus, it is relevant to investigate to what extent this cyberspace have become a privileged territory for exchanges among people who are interested in humanized birth as well as if it is able to reinforce the participants’ agency. In order to do this, we have documented and analyzed the interactions among the participants on the Facebook page Parto Humanizado do Ceará (PHC). A qualitative research was carried out with participatory observation, based on the ethnographic studies on cyberspace and using, especially, the following research tools: the collection of pictures from some relevant posts, a record digital book and semi-structured interviews. In this sense, the PHC Facebook group has revealed itself as a space where the participants carry out actions and connections that link the several nodes in the network. This network provides emotional and informative support and generates learning, from a dialogical relationship permeated by affectivity among participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectRedes sociais virtuaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectParto Humanizadopt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectVirtual social networkspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHumanized deliverypt_BR
dc.titleRede de apoio ao parto humanizado: um estudo sobre as aprendizagens e saberes das mulheres em um grupo do Facebookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDentro do cenário de luta pela humanização do parto no Brasil, desde o final da década de 1990, vários grupos organizados viram nas listas eletrônicas um espaço eficaz de comunicação, articulação e divulgação dessa causa. Com a popularização da Internet e das redes sociais, o número de mulheres com acesso a esses espaços virtuais aumentou significativamente. Essas práticas foram renovadas pela cibercultura, que possibilita uma comunicação entre pessoas além do fluxo unidirecional, permitindo trocas mais horizontais que potencializam a coletivização dos saberes. Assim, é relevante investigar em que medida o ciberespaço se tornou território privilegiado para trocas entre pessoas interessadas no parto humanizado, sendo capaz de favorecer a agência das participantes. Para tanto, este trabalho documentou e analisou as interações tecidas no grupo Parto Humanizado no Ceará – PHC do Facebook. Realizou-se de um estudo qualitativo com observação participante, baseada nos estudos etnográficos no ciberespaço, tendo como principais ferramentas de pesquisa: a coleta de imagens de postagens relevantes, o diário de campo digital e a entrevista semi-estruturada. Desse modo, o Grupo PHC na rede social Facebook se revelou um espaço onde os participantes realizam ações e conexões que ligam diversos nós na rede, constituindo-se como uma rede de apoio emocional e informativa que gera aprendizagens e aglutinação de novos saberes, a partir de uma relação dialógica permeada pela afetividade entre as participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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