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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29900
Tipo: | Dissertação |
Título: | Não! A auxiliar não é a professora: o papel das auxiliares da educação infantil no contexto de creche no município de Fortaleza |
Autor(es): | Pinheiro, Maria Nerice dos Santos |
Orientador: | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Docência;Auxiliar |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Pinheiro, M. N. S.; Cruz, R. C. A. (2017) |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo central analisar o papel da Auxiliar da Educação Infantil no contexto de Creche no município de Fortaleza. Contou com as contribuições de diferentes autores. Inicialmente, ao revisitar a História da Educação Infantil, buscando conhecer a gênese da docência com crianças pequenas, utilizou-se das ideias de Vieira (1988, 1999), Arce (2001, 1997), Louro (1997), Rosemberg (1999, 2003a, 2003b, 2008), Kramer (2011a), Oliveira (2011a), Kuhlmann Jr. (2000, 2015), dentre outros. Estes estudiosos reforçam a compreensão de que a atividade docente nesta etapa educacional nasce da prática não profissional, de um cenário com pouco investimento financeiro, marcado por uma concepção educacional assistencialista e pelo mito da educadora nata. Em seguida, visando refletir sobre a docência com crianças em Creches e Pré-Escolas a partir da inserção da Educação Infantil na primeira etapa da Educação Básica, considerando as especificidades das crianças pequenas, o paradigma do cuidado e da educação e o professor como o profissional legitimado a atuar nesse cenário, recorreu-se a Oliveira-Formosinho (2011, 2002), Duarte (2011), Martins Filho (2013), Gonçalves (2014) e Schmitt (2014). Além disso, foram considerados importantes documentos de âmbito nacional e municipal, como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996a), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009a) e a Resolução Municipal nº 002/2010 (FORTALEZA, 2010). A fim de compreender o fenômeno enfocado, optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), com algumas características de um Estudo de Caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; GIL, 2008). Para a geração de dados (GRAUE; WALSH, 2003) foram realizadas a aplicação de questionário com as Auxiliares, seções de observação participante e entrevistas individuais com os sujeitos da pesquisa, professoras e coordenadora da instituição investigada. A análise dos dados, dentre outros aspectos, revelou: 1) um grupo profissional docente heterogêneo e admitido de forma diferenciada; 2) que o trabalho cotidiano das Auxiliares consiste em práticas de cuidado e educação dirigidas às crianças, mas, apesar disso, não é percebido como prática docente, como ação “pedagógica” e 3) uma percepção da Auxiliar como profissional importante no contexto da Educação Infantil, dadas às tarefas que desenvolve, mas que é vista como profissional responsável pelo “cuidado”, tratando-se de uma função complementar ao papel “pedagógico” das professoras. Os achados desta pesquisa apresentam uma Educação Infantil acometida pela “maldição de Sísifo” (ROSEMBERG, 2003b) e apontam a urgência de revisão dos elementos que constituem a docência com crianças pequenas, especialmente, na rede pública do município pesquisado. |
Abstract: | The present study had as main objective to analyze the role of the Auxiliary of Infant Education in the context of Day Care in the city of Fortaleza. To support this study, the theoretical basis was based on different authors. Initially, when revisiting the History of Early Childhood Education, seeking to know the genesis of teaching for young children, the ideas of Vieira (1999, 1988), Arce (2001, 1997), Louro (1997), Rosemberg (1999, 2003a, 2003b, 2008), Kramer (2011a), Oliveira (2011a), Kuhlmann Jr. (2000, 2015), among others, revealing that the teaching activity in this sector was born from non-professional practice, marked by the assistance and the myth of the cream educator. Next, it was reflected on teaching for young children from the insertion of Early Childhood Education in the first stage of Basic Education, considering the paradigm of care, the specifics of small children and the teacher as a professional legitimized to work in this sector. For this, authors such as Oliveira-Formosinho (2002, 2011), Duarte (2011), Martins Filho (2013), Gonçalves (2014) and Schmitt (2014) have proved fundamental to weave such reflections. In addition, important national and municipal documents were considered, such as the Federal Constitution (BRASIL, 1988), the Law on Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996a), the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009a) and Municipal Resolution n. 002/2010 (FORTALEZA, 2010). In order to understand the focused phenomenon, a qualitative approach was chosen (BOGDAN; BIKLEN, 1994), having as a methodological strategy the Case Study (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; GIL, 2008). For data generation (GRAUE; WALSH, 2003), a questionnaire was applied with the Assistants, participant observation sections and individual interviews with the research subjects, teachers and coordinator of the research institution. Data analysis, among other aspects, revealed: 1) a heterogeneous professional group, with or without qualification for differentiated teaching and admission; 2) found that the Auxiliary’s daily work consists of care and education practices directed at children, but nonetheless, it is not perceived as a teaching practice, as a “pedagogic” action; 3) a perception of the Auxiliary as an important professional in the context of Early Childhood Education, due to the tasks they carry out, but, as supposed to be a developer of “care” and “teaching support” practices, being therefore a complementary function to the “pedagogical” of the teachers. Thus, the findings of this research present a Child Education undertaken by the “Curse of Sisyphus” (ROSEMBERG, 2003b) and which presents the urgency of reviewing the elements that constitute teaching for young children and point out the urgency of reviewing the elements that constitute teaching with young children, especially in the public network of the municipality surveyed. |
Descrição: | PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos. “Não! A auxiliar não é a professora”: o papel das auxiliares da educação infantil no contexto de creche no município de Fortaleza. 2017. 342f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29900 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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