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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A prática educativa realizada pela enfermagem no puerpério: representações sociais de puérperas
Título(s) alternativo(s): La práctica educativa realizada por la enfermería en el puerperio: representaciones sociales de puérperas
Título em inglês: Educational practices of nursing in the puerperium: social representations of puerperal mothers
Autor(es): Dodou, Hilana Dayana
Oliveira, Tamires Daianny Araújo de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Rodrigues, Dafne Paiva
Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Luna, Izaildo Tavares
Palavras-chave: Aleitamento Materno;Saúde da Mulher;Educação em Saúde
Data do documento: Nov-2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: DODOU, Hilana Dayana et al. A prática educativa realizada pela enfermagem no puerpério: representações sociais de puérperas. Rev Bras Enferm, v. 70, n. 6, p. 1320-8, nov./dez. 2017.
Resumo: Objetivo: Apreender as representações sociais de puérperas sobre os conteúdos da prática educativa realizada pela enfermagem no puerpério. Método: Estudo descritivo e qualitativo, realizado de junho a setembro de 2014, em Fortaleza/CE, com 19 puérperas, por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico; e o método de análise lexical usado foi o software ALCESTE – versão 2012. Resultados: Os conteúdos das representações acerca da prática educativa denotam que ela está associada às orientações da equipe de enfermagem, com ênfase principalmente na amamentação e alimenta ção da nutriz. Evidenciou-se também a carência de ações educativas acerca do autocuidado da puérpera. Considerações finais: É necessário reorientar as práticas educativas no puerpério, para que possam contemplar as necessidades biopsicossociais da mulher nes se período da vida. As ações educativas devem ser pautadas no modelo problematizador, com estímulo à autonomia da puérpera e valorização do seu saber social.
Abstract: Objec t ive : To understand the social representations of puerperal women regarding the contents of the educational practices carried out by nursing in the puerperium. Method : Descriptive and qualitative study, carried out from June to September 2014, in Fortaleza, Ceará State, Brazil. Nineteen puerperal women were administered a semi-structured interview. The Theory of Social Representations was used as a theoretical reference. Lexical analysis was performed with ALCESTE (version 2012) software. Results : The contents of the representations on educational practice were associated to the nursing team’s orientations, with emphasis on breastfeeding and nursing. A lack of educational action regarding self-care of the puerperal woman was also revealed. Final considerations: It is necessary to redirect educational practices in the puerperium, in order to cover the biopsychosocial needs of women in this period of life. The educational actions should be based on the problematizing model, with a stimulus for the autonomy of puerperal mothers and valorization of their social knowledge.
Resumen: Objetivo: Asimilar las representaciones sociales de puérperas sobre los contenidos de la práctica educativa realizada por la enfermería en el puerperio. Método: Estudio descriptivo y cualitativo, realizado de junio a septiembre de 2014, en Fortaleza/ CE, con 19 puérperas, por medio de entrevista semi estructurada. Se utilizó la Teoría de las Representaciones Sociales como referencial teórico; y el método de análisis lexical usado fue o software ALCESTE – versión 2012. Resultados: Los contenidos de las representaciones acerca de la práctica educativa denotan que ella está asociada a las orientaciones del equipo de enfermería, con énfasis principalmente al amamantamiento y alimentación de la nutriz. Se evidenció también la carencia de acciones educativas acerca del auto cuidado de la puérpera. Consideraciones finales: Es necesario reorientar las prácticas educativas en el puerperio, para que puedan contemplar las necesidades biopsicosociales de la mujer en ese período de la vida. Las acciones educativas deben ser basadas en el modelo problematizador, con estímulo a la autonomía de la puérpera y valoración de su saber social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29862
ISSN: 0034-7167
1984-0446 (on line)
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