Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPequeno, Mauro Cavalcante-
dc.contributor.authorSouza, Matias Gonzales de-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:45:59Z-
dc.date.available2012-07-04T14:45:59Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSOUZA, Matias Gonzalez. Proposta para desenvolvimento de Curso Lato Sensu em Radiofonia Educacional na modalidade semipresencial. 2007. 102f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2985-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectRadiofonia Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Radiofônicapt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectEducational Broadcasting Technologypt_BR
dc.subjectBroadcasting Technologypt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectEducação de Pós-Graduação – Organização e Administraçãopt_BR
dc.subjectRadioeducaçãopt_BR
dc.subjectRadiodifusão Educativapt_BR
dc.titleProposta para desenvolvimento de Curso Lato Sensu em Radiofonia Educacional na modalidade semi-presenciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma proposta para desenvolvimento de curso em nível de pós-graduação lato sensu, em radiofonia educacional na modalidade semipresencial, voltado para a formação permanente e continuada do docente e demais atores envolvidos com atividades educacionais no ensino fundamental, médio e superior. A modalidade de educação a distância se caracteriza pela não existência, parcial ou total de presença física dos atores envolvidos na relação de aprendizagem. Professores e alunos podem interagir estando em ambientes distantes, mas necessitarão do uso de um canal de comunicação para mediar a interação. Esta dissertação apresenta a tecnologia radiofônica com e seus recursos comunicacionais como alternativa complementar às atividades pedagógicas. A evolução dos recursos de transmissão de dados em alta velocidade proporciona o envio e recepção de arquivos de áudio em tempo real denominado podcast, o que permite maior interatividade entre seus usuários. Partindo-se de pressupostos teóricos e pela experiência prática no uso da tecnologia radiofônica com foco educacional, desenvolveu-se neste trabalho estruturação de curso de capacitação com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que permitirão aos cursistas uso pleno do potencial pedagógico existente na tecnologia radiofônica. O presente trabalho obteve sua validação a partir de uma pesquisa com 20 questões cobrindo os principais tópicos da Proposta enviado a 15 profissionais atuantes no ensino médio. Os resultados da pesquisa indicam uma grande aceitação por parte dos envolvidos na amostra, demonstrando possibilidades de demanda.pt_BR
dc.title.enProject to Development of Post-graduation Course lato sensu in Educational Broadcasting Technologypt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_MGSOUZA.pdf557,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.