Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardelli, Natálya de Souza | - |
dc.contributor.author | Farias, Eduardo Guilherme Gentil de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T19:43:21Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T19:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDELLI, N de S.; FARIAS, E. G. G. de. Planos técnicos de maquetes de redes de arrastos com portas para o ensino da tecnologia pesqueira. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 50, n. 2, p. 125-132, jul./dez. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29759 | - |
dc.description.abstract | Physical models can help to teach over the manufacture and design of fishing gears, inciting questions, communicating ideas, and suggesting hypotheses about the behavior patterns of fishing gears in the aquatic environment. In this context, these models provide an alternative tool to the traditional educational approach in fishing technology. So, the present work offer an innovative perspective for fishing technology in Brazil: we proposed four technical plans for the manufacture of miniature otter trawling miniatures, which were designed to cover the construction diversity of construction plans for this fishing method. The suggested technical plans allow to obtain prototype models with the same geometric shape of traditional net plans. The technical plans considered the use of polyamide multifilament with 25 mm of mesh opening in all models. We hope that this proposal can promote new didactic resources dedicated to fishing gears projects, encouraging the students to a reflective process, enabling the qualification of human resources capable to generate viable technological alternatives for the fishing activity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências do Mar | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia pesqueira - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pesca artesanal | pt_BR |
dc.subject | Redes de arrasto | pt_BR |
dc.title | Planos técnicos de maquetes de redes de arrastos com portas para o ensino da tecnologia pesqueira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Maquetes físicas podem auxiliar o ensino acerca da confecção e dimensionamento dos petrechos de pesca, possibilitando levantar questões, comunicar ideias e suscitar hipóteses sobre o comportamento destes dispositivos no ambiente aquático, fornecendo um viés alternativo às metodologias tradicionais de ensino da tecnologia pesqueira que, muitas vezes incitam a falta de estímulo por parte dos discentes. Deste modo, o presente trabalho oferta uma perspectiva ainda inédita para o ensino da tecnologia pesqueira no país: a proposta de planos técnicos destinados à confecção de miniaturas de redes de arrasto com portas. Assim, foram dimensionados quatro planos técnicos miniaturizados da modalidade arrasto, contemplando uma ampla diversidade de planos construtivos para esta modalidade de captura. Os planos técnicos sugeridos permitem a obtenção de maquetes com o mesmo formato geométrico dos planos tradicionais. As frações de corte calculadas consideraram o uso de panagens de poliamida multifilamento com abertura de malha 25 mm. Esperamos que a presente proposta possa fomentar novas metodologias didáticas dedicadas ao ensino de projetos de pesca a partir de um processo reflexivo, promovendo a qualificação de recursos humanos capazes de gerar alternativas tecnológicas viáveis para o setor pesqueiro. | pt_BR |
dc.title.en | Technical plans of otter trawls scale models for teaching fishing technology | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ndesbernardelli.pdf | 289,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.