Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorMenezes, Bárbara Sampaio de-
dc.date.accessioned2018-02-16T19:21:50Z-
dc.date.available2018-02-16T19:21:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMENEZES, Bárbara Sampaio de. Aprendizagem individual no contexto organizacional: percepção dos estudantes da FEAAC / UFC. 2013. 59 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29742-
dc.description.abstractTo meet the new requirements of the labor market primarily marked by social and technological changes required of those different types of learning. In this context, individual learning is considered as a way to acquire new knowledge, skills and broaden modificarmos our behaviors (Ignatius, 2007). It is analyzed through various models, relatively distinct, which have been developed over time to try to explain learning, among the various types, many theorists highlight the formal and informal processes, the first is characterized by vertical knowledge and intentional within educational institutions, while the second is marked by learning in everyday practices, knowledge and horizontal spaces non-educational (ANTONELLO, 2005). The purpose of this research is to analyze how is the perception of students conclusive, Faculty of Economics, Business, Accounting and Actuarial Science at the Federal University of Ceará (FEAAC - UFC), who are exercising professional activity at the time, the relevance of the types of learning in the organizational context. This is a descriptive and quantitative research, conducted by survey. This research was applied a simplified version of the questionnaire Formal and Informal Learning developed by Leopoldino (2012), which includes the learning process of individuals in a particular company. The questionnaire contains 18 questions divided into three sections: demographic data, formal learning and informal learning. After analyzing the results, it can be inferred that the formal and informal learning are considered intense relevance to students FEAAC, however informally also has an index greater than formal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleAprendizagem individual no contexto organizacional: percepção dos estudantes da FEAACpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara se suprir as novas exigências do mercado de trabalho marcado principalmente por variações sociais e tecnológicas é exigido das pessoas diversos tipos de aprendizagem. Nesse contexto, a aprendizagem individual é considerada como uma forma de adquirirmos novos conhecimentos, ampliarmos competências e modificarmos nossos comportamentos (INÁCIO, 2007). Ela é analisada através de vários modelos, relativamente distintos, que foram desenvolvidos ao longo do tempo para tentar explicar a aprendizagem, dentre os variados tipos, muitos teóricos destacam os processos formais e informais, o primeiro é caracterizado pelo conhecimento vertical e intencional, dentro de instituições de ensino, já o segundo é marcado pela aprendizagem nas práticas cotidianas, conhecimento horizontal e espaços não-educacionais (ANTONELLO, 2005). O propósito central desta pesquisa é analisar como se dá a percepção dos estudantes concludentes da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC - UFC), que estejam exercendo atividade profissional no momento, quanto à relevância dos tipos de aprendizagem no contexto organizacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada mediante survey. Nesta pesquisa foi aplicada uma versão simplificada do questionário Aprendizagem Formal e Informal desenvolvido por Leopoldino (2012), que contempla o processo de aprendizagem em indivíduos de uma determinada empresa. O questionário contém 18 questões, divididas em três seções: dados sociodemográficos, aprendizagem formal e aprendizagem informal. Após analisar os resultados, pode-se inferir que a aprendizagem formal e informal são consideradas de intensa relevância para os estudantes da FEAAC, porém a informal possui ainda um índice maior que formal.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_bsmenezes.pdf620,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.