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dc.contributor.advisorCosta, Sylvio de Sousa Gadelha-
dc.contributor.authorSilva, Cleber Domingos Cunha da-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:14:35Z-
dc.date.available2012-07-04T14:14:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Cleber Domingos Cunha da. Educação e ascetismo médico: as ofensivas a partir de Nietzsche. 2010. 271f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2971-
dc.description.abstractThe aim of this study is to demonstrate that as the doctor answers (responds) to the expectations of society in his task of promoting health, both he and those who are entrusted to him, develop a practice that I call medical asceticism. What the research tries to investigate is the pursuit of a healthy body as an ideal. The research was developed from the analysis of present speeches in platonic texts and its reflections in contemporary medical statements. The theoretical dialogue of the thesis emphasized the Nietzsche’s approach to the truth and moral. The arguments presented are divided in three books: 1- Medical Asceticism: a search of the truth as an ideal; 2- Medical scientific truth and moral and 3- Prognoses and prescriptions. Among the considerations pointed by the thesis, we checked the intersection between the practices of information and medical advisories and the search of a healthy life. The cult of the healthy life seems to be linked to the cult of the medical scientific truth and to the production of adjusted and submissive subjectivities. The medical ascetic ideal, observed in the production and consumption of truths appears like a demonstration of a game of forces, a will that Nietzsche called will to power.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectNietzsche,Friedrich Wilhelm,1844-1900 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPlatão. - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMédico e paciente - Educaçãopt_BR
dc.subjectHábitos de saúde - Educaçãopt_BR
dc.subjectAtitudes em relação à saúdept_BR
dc.subjectCorpo humano(Filosofia)pt_BR
dc.subjectEducação médica - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.titleEducação e Ascetismo Médico: as ofensivas a partir de Nietzsche.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse estudo é demonstrar que, na medida em que o médico responde à expectativa da sociedade na sua tarefa de promover a saúde, tanto ele como aqueles que lhe são confiados desenvolvem uma prática que denomino de ascetismo médico. O que a pesquisa procura investigar é a busca do corpo saudável como um ideal. A pesquisa se desenvolveu a partir da análise de discursos presentes em textos platônicos e de suas ressonâncias nos enunciados médicos contemporâneos. O diálogo teórico da tese privilegiou a abordagem nietzschiana sobre a verdade e a moral. Os argumentos apresentados estão divididos em três livros: 1. Ascetismo médico: a busca da verdade como ideal; 2. Verdade médico-científica e moral e; 3. Prognósticos e prescrições. Entre as considerações apontadas pela tese, verificamos o entrecruzamento entre as práticas de informação e de aconselhamentos médicos e a busca de uma vida saudável. O culto à vida saudável aparece ligado ao culto à verdade médico-científica e à produção de subjetividades normalizadas e assujeitadas. O ideal ascético médico, verificado na produção e consumo de verdades, aparece como manifestação de um jogo de forças, de uma vontade que Nietzsche denominou de Vontade de Poder.pt_BR
dc.title.enEducation and medical ascetism: offensive from Nietzschept_BR
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