Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlinda, Ercília Maria Braga de-
dc.contributor.authorBarbosa, Carmem Débora Lopes-
dc.date.accessioned2012-07-04T12:51:16Z-
dc.date.available2012-07-04T12:51:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBARBOSA, C. D. L. ; OLINDA, E. M. B. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2963-
dc.descriptionBARBOSA, Carmem Débora Lopes. Experiências de vida e formação do educador popular Alemberg Quindins da Fundação Casa Grande – memorial do homem kariri. 2010. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the extent of forming Alemberg Quindins popular educator, the founder of the Casa Grande-Memorial Human Kariri. Data were collected by the technique of narrative interviews (Jovchelovitch & Bauer, 2002) and their analysis was performed using the method (Auto) biography. Had as main references the works of Paulo Freire (1986, 1987, 1992) and Marie-Christine Josso (2002, 2004). Rest also on Maturana and Varela, Edgar Morin and Maria Cândida Moraes who have greatly contributed to rise of a new paradigm emerging in education. Aimed to find answers to: What experiential learning were more significant in the lives of Alemberg Quindins? What made it what it is? And looking at his career and his encounters throughout life, are the following aspects that have contributed to its formation: the strong influence of the father figure, the dissatisfaction with the process of school education, contact and identification with local culture, the exploitation of simple people of the region and its popular knowledge, popular piety, the interaction with children and young people, sharing dreams, the family who built and learning in school life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectQuindins, Alemberg,1964pt_BR
dc.subjectEducadores - Ceará - Biografiapt_BR
dc.subjectFundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariript_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.titleExperiências de vida e formação do educador popular Alemberg Quindins da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo compreender a dimensão formadora do educador popular Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Os dados foram coletados pela técnica da Entrevista Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002) e sua análise se deu através do Método (Auto)biográfico. Teve como principais referências as obras de Paulo Freire (1986, 1987, 1992) e Marie-Christine Josso (2002, 2004). Apóia-se também em Maturana e Varela, Edgar Morin e Maria Cândida Moraes que muito têm contribuído para o surgimento de um novo paradigma emergente em educação. Teve como objetivo encontrar respostas para: Que aprendizagens experienciais foram mais significativas na trajetória de vida de Alemberg Quindins? O que o tornou o que é? E, analisando sua trajetória e seus encontros ao longo da vida, encontra os seguintes aspectos que vem contribuindo para sua formação: a forte influência da figura paterna; a insatisfação com os processos de aprendizagem escolar; o contato e a identificação com a cultura local; a valorização das pessoas simples da região e de seus saberes populares; a religiosidade popular; a interação com crianças e jovens; a partilha de sonhos; a família que construiu e a aprendizagem na escola da vida.pt_BR
dc.title.enLife experiences and teacher education popular Alemberg Quin Foundation Casa Grande - Memorial Human Kariript_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_ CDLBarbosa.pdf25,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.